O Tocantins ocupa a primeira posição entre os Estados que menos desempregaram na região norte do País em janeiro de 2024, considerando valores absolutos. Os números são revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na sexta-feira, 15. No mês anterior, o Estado ocupava a quarta posição. O Caged registrou no primeiro mês do ano um saldo positivo de 1.447 novos empregos gerados, número que resulta de 11.287 admissões, menos 9.840 desligamentos.
CRESCIMENTO DE MAIS DE 20%
Ao comparar o desempenho de janeiro de 2024 com o mesmo período do ano passado percebe-se um crescimento de 21,9 % na geração de empregos. Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, os números relacionados ao mercado de trabalho no Tocantins tem apresentado um constante crescimento e comenta. “Os dados mostram que as oportunidades de emprego estão surgindo e nosso convite a cada tocantinense é para que mantenham seus cadastros junto ao Sistema Nacional de Empregos [Sine] atualizados e aproveitem as capacitações e orientações profissionais gratuitas que são disponibilizadas em nossas unidades”, defende.
POR SETOR
A construção civil teve saldo positivo de 322 postos abertos, seguida do setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura com saldo de 314 novos postos de trabalho. Em terceiro lugar esteve a administração pública (187), e, por fim, aparece o comércio (186).