A cena hip hop no Tocantins será o tema da conversa de Ronaldo Teixeira com os agentes culturais Erval Benmuyal – produtor cultural e representante da Nação Hip Hop Brasil no Tocantins, Jarbas Moura (Sabraj) – Rapper e Moderador da Construção Nacional do Hip Hop no Tocantins, e B. Boy Robson – Coordenador do Ponto de Cultura Sombras do Hip Hop, a ser exibido no canal no YouTube no link https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo a partir das 13h desta sexta-feira, 19 de abril. Mais informações podem ser obtidas via e-mail podcastmundocriativo@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.
De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo os três falarão tudo sobre o cenário dessa vertente cultural no Estado. “E também falarão sobre a programação do I Encontro Estadual da Cultura Hip Hop no Tocantins”, ressaltou.
Erval Benmuyal
Artista, Produtor Cultural, Agente Cultura Viva, Militante Hip Hop e Condutor Turístico. Possui graduação em Gestão em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas; Curso Condutor Turístico (Taquaruçu) – GOVERTA/ SEBRAE – Palmas; Extensão Universitária em Administração Pública da Cultura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre; Curso de Iniciação Teatral pelo Centro de Treinamento e Formação Artística do Espaço Cultural de Palmas (TO).
Erval Benmuyal é um artista multifacetado, produtor cultural com uma extensa experiência em diferentes áreas da cultura popular e gestor em turismo, atuando como moderador de conteúdos de pesquisa relacionados ao Turismo no Distrito de Taquaruçu. É condutor turístico no Distrito.
Também é um agente Cultura Viva da Rede Nacional Cultura Viva, militante do Movimento Hip Hop Brasileiro, integrando o Fórum Nacional de Hip Hop e há 23 anos (desde o ano 2000), o Movimento da Cultura Hip Hop do Tocantins. Sua carreira profissional é marcada pelo envolvimento nas políticas públicas de juventude e cultura, participando ativamente no debate acerca da redução de danos às periferias brasileiras, a partir de um envolvimento intercultural e de relações intersetoriais que alcançam ações inclusivas à juventude periférica, descortinando outros olhares a partir das experiências vividas com os fazeres artístico e cultural. É criador, organizador e produtor de diversos projetos, especialmente nas áreas de teatro, música e hip hop.
Trabalhou em parceria com associações culturais, organizações privadas e órgãos públicos de cultura e juventude. Prestou serviços junto a Prefeitura de Palmas acompanhando a promoção de ações de cultura para a juventude. Foi Conselheiro Municipal de Juventude e Presidente da 1° Conferência Municipal de Juventude (2007). Integrou a equipe da então Diretoria Municipal de Cultura (2004-2009), produzindo eventos do calendário cultural da cidade como o circuito de feiras, arraial junino, aniversário da cidade, programação do Theatro Fernanda Montenegro, entre outros eventos. Junto a Fundação Cultural do Estado do Tocantins (2013), atuou na organização e produção do evento artístico e literário 9º Salão do Livro do Estado do Tocantins, realizado no Centro de Convenções de Palmas.
Além de suas contribuições no campo das artes e da produção cultural, Erval Benmuyal também está envolvido em projetos significativos, nas áreas de pesquisa documental, e na produção de encontros, feiras, festivais e grandes eventos. Nos anos de 2004 a 2009 foi produtor local de grandes eventos, encontros, festivais, shows e espetáculos para Palmas.
Atualmente integra a Coordenação de Cultura do Centro de Educação Popular – CEP e coordena o Ponto de Cultura Casa do Artesão de Taquaruçu. O CEP é a entidade gestora da Casa do Artesão, que integra atividades em rede do Coletivo Cidade Perifa e Casa de Caboclo.
Redes sociais:
https://www.facebook.com/erval.benmuyal https://www.instagram.com/ervalbenmuyal/
Jarbas Moura
Nome artístico Sabraj, atua culturalmente como Rapper, Compositor, Produtor Artístico e Coordenador do GT Tocantins pela Construção Nacional do Hip Hop 50 anos. Envolvido com a cultura Hip Hop desde 1990, o Rapper Sabraj nasceu em 22 de outubro de 1976 sob o registro nominal de Jarbas Carvalho de Moura no centenário e histórico município de Porto Nacional, no interior do Estado do Tocantins. Cujos traços coloniais presentes de forma significativa na arquitetura de suas edificações urbanas, e o grandioso acervo de manifestações artísticas presentes na cidade a elevaram ao título de capital cultural tocantinense, sendo até hoje preservado. Com 34 anos de ativismo cultural, iniciou sua trajetória artística através do Break Dance, participando de diversas batalhas, concursos e apresentações individuais pela cidade de origem. Oportunidade em que despertou o interesse pela musicalidade, tendo seus primeiros contatos possibilitados através do trabalho que prestava em algumas equipes de sonorização da época. As quais promoviam constantemente bailes, gincanas, festivais e diversos outros eventos direcionados para os jovens portuenses.
Em 1992 já mais familiarizado com as harmonias, ritmos e sonoridades da black music, e influenciado pela rápida projeção com que o rap se desenvolvia e estabelecia no cenário nacional, se dispõe a executar algumas performances públicas, interpretando músicas de vários artistas e grupos de relevância do gênero, tais como; Thaíde e Dj Hum, NDEE Naldinho, Sampa Crew, Doctor’s MC’s, Pepeu, MT Bronks, Racionais, Pavilhão 9, Geração Rap, Código 13, Rap Sensation, GOG, DJ Raffa e Magrellos, Câmbio Negro, Gabriel Pensador, dentre outros. Ao mesmo tempo, motivado pelas temáticas abordadas nas letras de rap e convicto da necessidade de expor suas próprias ideias, começa a escrever suas primeiras músicas autorais sob o pseudônimo de Ice Rapper.
Comprometido em difundir a cultura Hip Hop e divulgar suas produções, resolve em parceria com Mestre Nona e DJ Chacal montar o primeiro grupo de rap tocantinense, denominado Face Oculta MC’s. O qual, por questões de impedimento de registro, transformou-se no Contra Proposta Rap. Buscando o reconhecimento musical, inicia em 1995 a participação em vários festivais de músicas que ocorriam pelo Tocantins e outras regiões do Brasil. Os quais deram visibilidade aos trabalhos do artista e do grupo, possibilitando através deles ser premiado e ter algumas das obras autorais inseridas em coletâneas fonográficas diversas. Merecendo destaque as seguintes composições: Curta esse verão (1996), Crianças (1997), Juventude de Atitude (1998), O valor de uma vida (2000) e Odisseia Urbana (2020).
Desempenhando carreira solo desde 2021, atualmente Sabraj está dedicado a participação em coletâneas do gênero, bem como no projeto do seu primeiro EP digital compacto, intitulado “Domínio Público”. Uma produção viabilizada pela captação de recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Edital Artes do Tocantins – 2023. Com composições autorais e produção totalmente independente, o rapper intercala nas performances dos shows, participações de outros artistas do cenário Hip Hop. Oportunizando assim, o fortalecimento não tão somente do rap, mas de todos os demais elementos que compõem a diversidade da cultura urbana (Break, Grafite, DJ, Beat Box, Freestyle, entre outros).
Rede social:
www.youtube.com/@sabrajoficial
B. Boy Robson
Francisco das Chagas Lima (B. Boy Robson), 41 Anos, possui formação em Pedagogia e capacitação profissional como Professor de dança, Coreógrafo, Produtor Cultural e Ativista na Cultura desde de 1995. Cursos profissionalizantes: Workshop de Dança de Rua Niels Robitzky – Storm (Alemanha); Flow Máster (EUA); Crambs (EUA); Salah (FRA); Lilu (FRA); El Nino (EUA); Krazy Kujo, (EUA); Ken Swift (EUA); Octávio Nassur (PR); e Eduardo Amorim (DF). Prêmios: Terceiro lugar na América Latina na Competição Mundial de dança de Rua Battle Of The Year 2010, em Campinas (SP); Prêmio Nacional Cultura Hip Hop Preto Ghoez – (Ministério da Cultura), 2010; Prêmio Nacional Anu Dourado – (Central Única das Favelas – CUFA), 2013; Prêmio Nacional Cultura Hip Hop – (Funarte), 2014; Prêmio Nacional Culturas populares Edição Selma do Coco – (MinC), 2018; Prêmio de Fomento a Dança da Fundação Cultural De Palmas – (Promic), 2013; e Prêmio de Intercâmbio Internacional (Tocantins na França), 2021.
Trabalhos realizados: Educador Social Período de 2004 a 2011 na Secretaria de Assistência Social de Palmas; Professor de Dança 2004 a 2011 na Associação Ação Social Jesus de Nazaré; Presidente desde 2013 da Associação Cultural de Dança Sombras do Hip Hop; Secretaria de Cidadania e Justiça, no Sistema Prisional de Palmas (CJustiça); voluntário como Professor de Dança de Rua Período 2001 a 2013, no Colégio Estadual Criança Esperança; Presidente no Período 2014 a 2016 e 2018 a 2020, da Associação Cultural de Dança Sombras do Hip Hop. E já atuou como educador voluntário e professor nas instituições de Educação: Cem Castro Alves, Vila União, Maria Verônica Alves de Sousa, CAIC, Novo Horizonte, Paulo Freire, Luiz Gonzaga, Vale do Sol, CEM Taquaralto, Colégio Tiradentes, Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, Carlos Drummond de Andrade, Escola Anne Frank, Escola CEMEI Aconchego, Colégio Liberdade, Colégio Tom Jobim, Escola Maria Júlia, Escola de Tempo Integral Padre Josimo, e Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo.
Redes sociais:
https://www.facebook.com/B.boyRobson.R.A
https://www.instagram.com/b.boyrobson/
Conteúdo e metodologia
O Podcast Mundo Criativo será composto de 1 hora, sendo um bloco para um bate-papo com um(a) convidado(a) especial, e um bloco voltado para orientações acerca da correta forma de se elaborar um projeto cultural para editais, sejam eles públicos ou privados. “No primeiro bloco, traremos convidados que somarão com a cena cultural do Estado e ou municípios e, no segundo bloco, vamos orientar sobre todas as etapas necessárias para a correta elaboração de um projeto cultural, ou seja, em um programa falaremos sobre a apresentação de um projeto cultural, no seguinte, sobre a justificativa, no terceiro, sobre os objetivos gerais e específicos, e daí por diante. Assim, pretendemos ajudar de forma definitiva os nossos artistas que, em geral, têm dificuldades nesse setor. Ademais, o cenário de políticas públicas de cultura via editais, principalmente públicos – federais, estaduais e municipais – é instigador, com a Lei Paulo Gustavo – que se encontra em execução – a Lei Aldir Blanc 2, a Rouanet Norte, entre outros”, frisou Ronaldo Teixeira.
Ronaldo Teixeira – Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser semifinalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto “Feira de Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas”, também aprovado no Promic 2019; e também o projeto “Chico Fran Entre Amigos”, do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O seu Projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, foi aprovado pelo Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e cuja realização aconteceu em 2021, devido a pandemia. E também teve aprovados seus projetos “Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho”, no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, e “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins.
Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.
Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III, e “Oficina de Luthieria Convencional”, de Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo II. E ainda teve três projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.
Serviço
O quê: Podcast Mundo Criativo recebe Erval Benmuyal, Jarbas Moura (Sabraj) e B. Boy Robson, representantes do Hip Hop no Tocantins
Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet
Onde: https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo (canal no YouTube)
Quando: 19 de abril/2024
Horário: 13h
Informações: (63) 9 9230-3182 / podcastmundocriativo@gmail.com