O senador tocantinense Eduardo Gomes (PL) deve ser eleito na manhã deste sábado, 1º, vice-presidente do Senado, conforme as últimas negociações. A eleição para a presidência está prevista para ter início às 10 horas e a definição da Mesa Diretora às 11 horas. O resultado, porém, deve ser oficializado na parte da tarde. O favorito para presidir a Casa é o senador Davi Alcolumbre (UB-AP).
3º E 1º SECRETÁRIO
Gomes já foi terceiro secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, eleito em 2005, e, em 2011, se tornou primeiro-secretário da Casa, cargo que ocupou até 2013.
NA CÂMARA
Na Câmara, a expectativa para a eleição da mesa neste sábado é de vitória do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. Ele pode superar o recorde obtido por Lira há dois anos, de 464 votos. Há 17 partidos fechados com a candidatura de Motta. Das siglas da Casa, apenas Avante, PSol e Novo não estão com Motta.
OUTROS CANDIDATOS
O PSol e o Novo lançam candidato próprio para marcar posição. Disputam a presidência da Casa neste sábado os deputados pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) e Marcel Van Hatten (Novo-RS). (Com informações do site Jota)