A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) assinaram nesta quarta-feira, 24, um Acordo de Cooperação Técnica com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e a Confederação Nacional (CNA). A solenidade também marcou o lançamento oficial do projeto “RetifiCAR”, que tem como principal objetivo apoiar as etapas de retificação, análise e validação das informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado.
ENTENDA
O Acordo de Cooperação Técnica prevê ações integradas entre as instituições signatárias, como designação de equipes técnicas, compartilhamento de recursos humanos e tecnológicos, realização de vistorias conjuntas e elaboração de relatórios de resultados. Esse documento tem anexo o Plano de Trabalho, que será o instrumento de gestão das ações previstas.
UNIÃO DE FORÇAS
Titular da Semarh, Marcello Lelis defende que, com o acordo, o governo une forças com o setor produtivo para superar os desafios do CAR. “Estamos investindo na base de dados do CAR 2.0, recursos do o nosso programa de carbono. Acreditamos que o Tocantins pode se tornar o primeiro Estado que vai abrir esta porteira e resolver essa questão da análise do CAR. Hoje me chega vocês com o RetifiCAR e a proposta de também querer fazer parte desse processo, com investimentos e recursos que vão garantir apoio aos proprietários de forma gratuita”, comentou.
CONDIÇÕES MELHORES PARA PARCERIA
O presidente da Faet, Paulo Carneiro, também comemorou a formalização da parceria. “A gente está formalizando o RetifiCAR junto ao governo para desafogar a análise e garantir que nossos produtores tenham acesso aos recursos nos bancos, para trabalharmos e produzirmos. Esse esforço conjunto é para isso. Essa é uma demanda que vem de muitos anos e agora, neste governo encontra as condições melhores, com essa junção da Semarh e Naturatins, tenho certeza que vamos conseguir resolver o nosso problema”, pontuou.