O Tocantins gerou 967 novos empregos com carteira assinada em maio de 2025, resultado de 12.080 admissões e 11.113 desligamentos, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados dia 30 de junho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O estoque, que representa o total de vínculos formais atualmente ativos no Estado, supera 267.328.
ACUMULADO DO ANO
No acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2025, o Tocantins acumula 8,6 mil novos empregos formais. Nos últimos 12 meses, de junho de 2024 a maio de 2025, o saldo é de 10.650 vagas com carteira assinada.
DESEMPENHO POSITIVO
Em maio, o Tocantins apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco setores da economia avaliados. O protagonismo foi do setor de Serviços, que teve saldo de 604 vagas. A Construção (382), a Indústria (174) e o Comércio (100) também tiveram números positivos. O único setor com variação negativa foi a agropecuária (-293).
PROFISSIONAIS DO SEXO FEMININO
As novas vagas no Tocantins foram ocupadas quase de forma equivalente por profissionais do sexo feminino (510) e masculino (457). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 835 vagas. No recorte por faixa etária, os jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas no Tocantins em maio: 477.
PALMAS MELHOR SALDO EM MAIO
A capital, Palmas, foi o município tocantinense com melhor saldo em maio, com 673 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 112.383 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado aparecem Luzinópolis (118), Palmeirante (109), Gurupi (92) e Araguaína (83).
“TOCANTINS É UM TERRENO FÉRTIL”
Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima, os resultados refletem o trabalho desenvolvido pela atual gestão. “Estamos fortalecendo as cadeias produtivas, desburocratizando processos e promovendo um ambiente atrativo para investidores, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). Os dados do Caged confirmam que o Tocantins é um terreno fértil para o desenvolvimento e a geração de empregos”, afirmou.
PARCERIA COM MUNICÍPIOS
O saldo positivo de carteiras assinadas também se dá em razão da parceria com prefeituras. “O programa Pró-Município ao recuperar a malha viária de diversas cidades do Estado”.
LEVANTAMENTO
A conquista de postos formais no Estado está ligada aos resultados em todas as áreas da gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Além de investir em obras de pavimentação e revitalização de trechos nas vias urbanas em alguns municípios, as negociações com o DNIT na recuperação de mais de 380 km de rodovias
federais”.