A Procuradoria-Geral de Justiça inicia seu processo eleitoral. Os procuradores Alcir Raineiri Filho e José Demóstenes de Abreu concorrerão contra o procurador-geral de Justiça (PGJ), José Omar de Almeida Júnior, que tentará ser reeleito para o próximo biênio (2019/2020). A lista dos inscritos e dos membros aptos a votar foi divulgada nesta quinta-feira, 11, pela Comissão Eleitoral.
Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPE), o prazo para eventuais pedidos de impugnação será de segunda, 15, a quarta-feira, 17. A eleição que definirá a lista tríplice para escolha do próximo PGJ ocorrerá no dia 29, com votação eletrônica online das 9 às 17 horas. Estão aptos a votar os 122 membros ativos, sendo 110 promotores e 12 procuradores.
A divulgação dos três nomes mais votados ocorrerá imediatamente após o encerramento das votações. A lista tríplice será encaminhada no dia 30 ao governador Mauro Carlesse (PHS), a quem cabe decidir quem assumirá o cargo.
José Demóstenes de Abreu concorreu na última eleição, em 2016, contra o procurador Clenan Renaut de Melo Pereira, mas acabou perdendo.
Clenan deixou o cargo em maio, ao se aposentador, assumindo o vice, José Omar de Almeida Júnior.