Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Mauro Carlesse (DEM) fez um balanço de 2019, com destaque para o reenquadramento do Estado aos limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele disse que o Estado não tinha mais dinheiro para pagar os servidores e ressaltou que, com a Reforma Administrativa e a redução de despesas do governo, a gestão conseguiu reenquadrar à LRF. “Essa era nossa realidade. Cortamos despesas em geral. Hoje, estamos pagando a folha no dia 1º e o 13º adiantado. Com essas medidas colocamos o Estado dentro da LRF”, explicou.
Na saúde, obras reiniciadas
Na saúde, o governador destacou que as obras estavam paradas e que sua gestão reiniciou a construção do Hospital de Gurupi (HGG) e finalizou 10 centros cirúrgicos no Hospital Geral de Palmas (HGP), além de instalar a máquina de radioterapia em Araguaína.
Redução de filas
Carlesse também comentou sobre a diminuição nas filas do HGP. “Estamos reduzindo a fila das cirurgias com o Programa Opera Tocantins. Já começamos a fazer cirurgias de cardiopatia em Araguaína e, agora, vamos fazer mais cirurgias de catarata”, garantiu.
Ampliação de Colégios Militares e de Tempo Integral
Sobre a educação, o governador destacou que a gestão está ampliando os Colégios Militares e as Escolas de Tempo integral com um novo ensino médio. “Muitas obras que estavam paradas estão sendo retomadas”, afirmou o Governador.
Mais investimentos em segurança
O governador Carlesse garantiu que a sua gestão à frente do governo do Tocantins foi a que mais investiu na segurança pública. “Agentes e delegados recebendo salários dignos com viaturas novas, armas potentes e novos prédios de delegacias”, destacou. “A Polícia Militar está mais equipada e mais forte, combatendo de frente o crime organizado de forma corajosa”, complementou.
Concurso autorizado
O governador Carlesse também afirmou que já está autorizado o concurso para 1.000 soldados que vão reforçar o trabalho da Polícia Militar.
Investimentos com empréstimos
O governador ainda reforçou que cada cidade tocantinense irá receber em 2020 pelo menos R$ 1 milhão em investimentos em pavimentação de ruas e outras obras, incluindo a nova Ponte de Porto Nacional com o programa Governo Municipalista, que depende ainda da liberação dos empréstimos de R$ 583 milhões do Estado junto à Caixa.
Maior plano de obras
O governador Mauro Carlesse destacou que programa Governo Municipalista é o maior Plano de Obras que o Tocantins já viu. “Com atitude e responsabilidade resgatamos a credibilidade do Estado”. (Com informações da Secom Tocantins)
Assista o vídeo do governador Mauro Carlesse: