O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, assinou, nesta quinta-feira, 13, o Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) com a Cooperativa de Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), benefício que é concedido através do programa Proindústria (Lei 1.385/2003). Em contrapartida, a empresa projeta fazer investimentos na ordem de R$ 4 milhões para a expansão da empresa.
Geração de empregos
Vice-presidente da cooperativa, Tarcízio Goiabeira afirmou ao governo que os investimentos para a expansão da empresa já iniciaram, com a ampliação da mão de obra e compra de novos equipamentos. Segundo o empresário, a empresa abriu cerca de 100 novas vagas em 2019 e, para 2020, a expectativa é ampliar este número. Atualmente, a Cooperfrigu gera 640 empregos diretos e outros 2 mil indiretos, ajudando a movimentar a economia de Gurupi e demais municípios da região Sul do Estado. A cooperativa conta com a capacidade de abater 850 animais por dia. A produção, além de ser comercializada no mercado interno, é exportada para países como Rússia, China e Arábia Saudita.
Benefício aprovado no ano passado
A concessão do benefício à empresa foi aprovada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO) em maio do ano passado. Segundo o secretário Tom Lyra, a Cooperfrigu é uma empresa importante para a base econômica do Estado por gerar centenas de empregos, contribuindo para o fortalecimento da economia. “O governador Mauro Carlesse tem feito um esforço para promover a industrialização do Tocantins e a Cooperfrigu” , reiterou.