O governador Mauro Carlesse (DEM) está tentando conseguir um empréstimo para o Tocantins no valor de R$ 1 bilhão para investimentos em infraestrutura no Estado. Com esse objetivo, ele se reuniu em Brasília (DF), nessa quarta-feira, 4, com o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. Carlesse destacou que os recursos são para investimentos em duplicação de rodovias, construção de pontes, melhorias urbanas e de hospitais.
É possível avançar
Segundo ele, o BRB tem passado segurança de que é possível avançar nas negociações que, defendeu o governador, “vão fomentar ainda mais economia do Tocantins”. “Nós estamos buscando esses recursos com intuito de promover melhorias e trazer desenvolvimento em vários setores, de forma justa e municipalista”, garantiu Carlesse.
Foi favorável
Conforme a Secretaria Estadual da Comunicação, o presidente do Banco de Brasília se demonstrou “favorável à liberação de recursos, já que o Estado possui contas equilibradas, capacidade de adquirir novos empréstimos e de pagamento”. O Tocantins tenta dois empréstimos junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 583 milhões desde 2017. No entanto, se esbarrou primeiro em ações judiciais, já superadas, e agora aguarda o reenquandramento do Estado ser reconhecido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).