O Ministério Público do Tocantins (MPE) instalou nesta quarta-feira, 11, seu Gabinete de Gerenciamento de Crise para o enfrentamento do coronavírus e convocou a primeira reunião para a tarde desta quinta-feira, 12. Conforme o órgão, o grupo de trabalho permanente tem como atribuição gerenciar situações de crise, intermediar estratégias com as forças públicas e promover a articulação entre as instituições. O gabinete atuará em situações críticas que exijam atuação estratégica, com medidas para mapear prejuízos, vulnerabilidades e impactos, bem como a definição de providências voltadas a prevenir danos de modo imediato e eficiente.
Para além do MPE
De acordo com o MPE, apesar de vinculado ao gabinete da procuradora-geral de Justiça, o gabinete atuará também em questões que ultrapassem o poder de atuação do MPTO e que necessitem de ação conjunta das instituições e poderes públicos.
Outros Estados
Ao instituir o Gabinete de Gerenciamento de Crise, o MPE considerou que diversos outros Estados brasileiros possuem este instrumento de atuação, contando com resultados positivos.
Composição
O gabinete de crise será coordenado pela procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, e integrado pelo subprocurador-geral de Justiça, corregedor-geral do MPTO, coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime organizado (Gaeco), promotor de Justiça assessor da Procuradoria-Geral de Justiça e por integrante da Comissão Permanente de Segurança Institucional, da estrutura do MPTO.