Pesquisa eleitoral por telefone do Instituto Orbis, contratado pela empresa Wavez Promoção e Comunicação Digital, registrada na terça-feira, 17, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), disponibiliza para o entrevistado oito pré-candidatos a prefeito de Palmas. Entre eles, dois nomes chamaram a atenção: um por estar errado e outro pela mudança do sobrenome.
Filho e pai
O errado foi o do deputado federal Vicentinho Júnior (PL), identificado como Vicentinho Alves, nome do ex-senador e pai do parlamentar.
Tiago do Amastha
A mudança de sobrenome foi no caso do vereador Tiago Andrino (PSB), identificado para o eleitor como “Tiago do Amastha”, numa referência ao fato de o parlamentar ser um dos aliados mais próximos do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente regional do PSB.
A “caneta” do Amastha?
Em 2012, na primeira vez que foi eleito, Amastha ironizava em sua campanha o então adversário Marcelo Lelis (PV), chamado de “caneta do Eduardo”. Isso porque a campanha do ex-prefeito dizia que era o hoje deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, então secretário do governo Siqueira Campos, quem teria a caneta de prefeito, caso Lelis fosse eleito.
Os outros
Outros pré-candidatos que fazem parte do formulário são: Milton Neris (PDT), Gil Barison (Republicanos), Cinthia Ribeiro (PSDB), Alan Barbiero (Podemos), Vanda Monteiro (PSL) e Júnior Geo (Pros).