CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Dom Pedro faz recomendações mais restritivas: missas de portas fechadas e sem povo e ainda cancelados mutirões de confissões no tempo quaresmal

O arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, emitiu comunicado na noite dessa quinta-feira, 19, com recomendações mais restritivas aos fieis para prevenção ao avanço do novo coronavírus, o Covid-19. Nela, o religioso pede para que as pessoas fiquem “em casa, no isolamento, pessoal ou familiar, de acordo com as orientações de sanitaristas, de infectologistas e dos decretos, emanados pelas autoridades competentes”.

Missas de portas fechadas

No comunicado, ele determina que, a partir desta sexta-feira 20, “até segunda ordem, as missas sejam celebradas nas paróquias, de portas fechadas, sem a presença do povo, exceto de uma pequena equipe de canto e de celebração, nos horários determinados por cada pároco”. Dom Pedro ainda decidiu que as missas, “ao menos, as dominicais, poderão ser assistidas pelas TVs e rádios católicas e por outros meios que as paróquias dispuserem, a escolha dos fiéis”.

De portas fechadas

Outras celebrações, como, por exemplos, casamentos e batizados, inadiáveis, e velórios, de acordo com o comunicado, “só poderão acontecer, excepcionalmente, de portas fechadas, com as presenças de, no máximo, dez pessoas. Novas agendas não deverão ser feitas, até segunda ordem”.

Mutirões de confissões

Ainda estão cancelados “os mutirões de confissões, já previstos no tempo quaresmal”. O comunicado estabelece que “os atendimentos individuais dos fiéis continuarão acontecendo normalmente nas paróquias, com exceção naquelas em que os párocos se enquadrem no grupo de maior vulnerabilidade ao coronavírus”.

Visita a idosos

Sobre a  visita a idosos e enfermos, dom Pedro pediu que “sejam restritas aos casos absolutamente necessários, cuidando para que sejam observadas, rigorosamente, as normas vigentes das autoridades sanitárias”.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também