O senador Major Olímpio (PSL-SP) também defendeu o adiamento das eleições de 2020 e a realização delas em 2022, junto com as gerais (presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais), por conta da pandemia do novo coronavírus. A Coluna do CT antecipou nessa quinta-feira, 19, que o deputado federal Carlos Gaguim (DEM) está com uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com esse mesmo objetivo pronta e conta com o apoio do líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso, o senador tocantinense Eduardo Gomes (MDB).
Sem tempo para as campanhas eleitorais
Num vídeo publicado nas redes sociais, Major Olímpio defende que a gestão pública “tem que se planejar” e diz que não acredita que haverá tempo para campanhas eleitorais. Assim, o senador afirmou que está enviando ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão das eleições de 4 de outubro de 2020.
Mais de R$ 1,5 bilhão
Ele, como Gaguim, também vai apresentar uma PEC levando as eleições municipais deste ano para 2022. “Não é justo neste momento gastarmos mais de R$ 1,5 bilhão para realizar as eleições, isso sem considerar o Fundo Eleitoral e Partidário”, ponderou Olímpio.
Alinhamento das eleições
A ideia, explicou o senador, é prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores e, a partir de 2022, todas as eleições ficam alinhadas para ocorrer simultaneamente a cada quatro anos. Para ele, esse alinhamento vai gerar economia para o País não só agora, mas de forma de permanente.
Assista o vídeo do senador Major Olímpio:
QUE TAL ADIARMOS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO PARA 2022 E GASTARMOS TODO O DINHEIRO QUE SERIA UTILIZADO NAS ELEIÇÕES PARA SAÚDE PÚBLICA? pic.twitter.com/E7EpJrdiew
— Major Olimpio (@majorolimpio) March 20, 2020