Localizado na saída para Taquaruçu, o Frigorífico de Aves e Peixes dos Produtores Rurais de Palmas foi alvo de questionamento pré-candidato a prefeito Gil Barison (Republicanos). O empresário divulgou um vídeo nas redes sociais para criticar a falta de um abatedouro, acrescentando que não tinha consciência da estrutura inaugurada em maio de 2016. “Para minha surpresa, existe sim. Também esquecido, também abandonado. Mais dinheiro público mal aplicado”, comenta.
Capacidade para 5 mil kg/dia
Na época da inauguração, em maio de 2016, foi anunciado que o frigorífico teria capacidade instalada para o abate e beneficiamento de 5 mil quilos/dia, mas que, em sua fase experimental, atenderia uma demanda de 200 quilos de galinhas/dia e 100 quilos de peixes/dia.
Parceria
Para a construção do frigorífico, a Prefeitura de Palmas implantou a infraestrutura: asfalto, rede de esgoto e reforma do prédio. A Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária disponibilizou os equipamentos em regime de comodato e a Associação Francisca Galvão cedeu o prédio.
Fiscalização em 2018
No dia 19 de junho do ano passado, a pedido da promotora Kátia Chaves Gallieta, da 23ª Promotoria de Justiça de Palmas, foi feita uma fiscalização no local. A promotora tem um inquérito civil instaurado para apurar irregularidades. Na época, os fiscais constataram que o abate e o beneficiamento da produção estavam paralisados havia 45 dias, em virtude da falta de responsável técnico.
A Coluna do CT solicitou esclarecimento do Paço e aguarda resposta.
Veja abaixo a íntegra do vídeo gravado por Gil Barison: