O governador Mauro Carlesse (DEM) assinou na tarde desta quinta-feira, 15, um contrato de financiamento com o Banco de Brasília (BRB) para a construção da nova ponte de Porto Nacional. A solenidade aconteceu na sede da instituição financeira, na capital federal, e contou com a presença do presidente da BRB, Paulo Henrique Bezerra Costa; do deputado estadual Antônio Andrade (PTB), que presidente a Assembleia Legislativa, e dos secretários da Fazenda; Sandro Armando; e o de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresemin.
Na busca de crédito
O enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal foi novamente destaca pelo governador como a responsável por viabilizar contratação dos recursos junto ao BRB. que garantiu haver condições para honrar o compromisso. “Desde que assumimos, tivemos a preocupação de organizar a casa, equilibrar as finanças para que o Estado voltasse a ter crédito junto ao governo federal, às instituições financeiras e aos investidores, e com isso, recolocar o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento. Nós tínhamos também uma dificuldade muito grande de arrecadação, investimos em tecnologia e melhoramos a arrecadação para que o Estado possa cumprir seus compromissos”, comentou.
Obras ganham impulso
A ordem de serviço para as obras da nova ponte de Porto Nacional foi assinada ainda em setembro de 2019, e desde então, estão sendo executadas com recursos próprios do Estado. Com a viabilização dos recursos junto ao BRB, o governador entende que as obras vão ganhar mais impulso na sua execução.