A executiva estadual do MDB se reuniu do final da manhã até a tarde desta quinta-feira, 13, e decidiu indicar o nome do deputado federal Freire Júnior como primeiro suplente do senador Ataídes Oliveira (PSDB). “A campanha de Ataídes já contava com o MDB, mas agora se robustece com o ingresso do Freire”, avisou o presidente regional da legenda, Derval de Paiva. O tucano participou da reunião.
Era de Derval a vaga, mas ele preferiu não ocupá-la e o nome de Freire foi submetido a toda a executiva. “Agora o MDB está com toda a força na campanha de Ataídes. Os líderes do partido podem também apoiar outro nome, mas o candidato do MDB é Ataídes”, reforçou o presidente regional da sigla.
O MDB já compõe a suplência do tucano desde a reunião em que liberou os líderes a apoiarem qualquer outro candidato a governador e não exclusivamente o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), com quem se coligou na convenção. Essa decisão foi o desfecho do episódio do dia 18 de agosto, quando Amastha se recusou a subir no palanque do candidato a deputado estadual Jair Farias (MDB), em Sítio Novo, por conta da presença do ex-governador Marcelo Miranda e da ex-primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda.
Naquela reunião foram indicados para a primeira suplência Derval e, para a segunda, o vereador de Araguaína José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha.
O MDB pode incendiar ainda mais a apertada disputa pelo Senado, já que é o partido mais tradicional e com maior capilaridade do Estado, organizado praticamente em todos os municípios.