CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Para deputados, TJ é quem deveria resolver pepino de Ponte Alta do Bom Jesus; o convite para Marilon ser vice

Mesa Diretora da Assembleia do Tocantins (Foto: Dicom ALTO)
Para deputados, TJ é quem deveria resolver pepino de Ponte Alta do Bom Jesus; o convite para Marilon ser vice
5 (100%) 3 votos

Coluna do CT

Quem pariu Mateus que o embale…

Como antecipado pela coluna, os debates dos deputados estaduais sobre a crise de Ponte Alta do Bom Jesus estão sendo intensos. Primeiro porque parlamentares avaliam que quem deveria decidir a questão era o Tribunal de Justiça e não a Assembleia. Para discutir a tecnicidade do processo de afastamento do prefeito Yaporan da Fonseca Milhomem (PV), decretado na sexta-feira, 5, pelo governador Mauro Carlesse (PHS), os deputados convocaram a tropa de choque do “pai da criança”, o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Cheiro de naftalina

Os deputados não querem se contaminar com o cheiro de naftalina de um passado quando dizem que essas intervenções serviam a interesses político-partidários, para apearem do Poder adversários do Palácio Araguaia.

Querem neutralidade

Além disso, os deputados não gostaram nem um pouco da indicação do vereador Alessandro Diniz Chaves (PP), que veem como homem ligado ao vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) e ao filho dele, o deputado estadual Léo Barbosa (SD). Com a proximidade das eleições municipais de 2020, os parlamentares preferem um nome neutro.

 Sem mão na cabeça

A surpresa ficou por conta da posição da deputada Cláudia Lelis, presidente regional do PV. Ela não saiu em defesa de seu prefeito. “Nós não podemos fechar os olhos. Em um momento que a sociedade clama por transparência, a gente não pode fechar os olhos e passar a mão na cabeça. A gente tem que entender que algumas decisões extremistas tem que ser tomadas”, defendeu. Em Ponte Alta do Bom Jesus, apesar de o prefeito ser pevista, Cláudia foi só a quarta colocada em 2018, com 10% dos votos válidos (244 votos).

O majoritário

Quem, como esperado, defendeu Yaporan foi seu deputado estadual Valdemar Júnior (MDB), que, graças ao prefeito, foi majoritário nas eleições de outubro, com 25,52% dos votos válidos de Ponte Alta do Bom Jesus (592 votos).

Explicam as posições

Os dois resultados eleitorais — de Cláudia e Valdemar — podem explicar as posições sobre a intervenção na sessão desta terça-feira, 9.

Aprovada a intervenção

Foi tudo muito rápido. Numa só tarde, com a força do Palácio, o decreto foi analisado na CCJ e aprovado em dois turnos em plenário. Fim da história, intervenção consolidada. Vereador Alessandro Diniz Chaves, escolhido pelo governador, vai assumir o comando da cidade por 90 dias, o período em que vai durar a intervenção.

Vice de Cinthia?

A postura temperada, moderadora e equilibrada do presidente da Câmara de Palmas, Marilon Barbosa (PSB), na condução da presidência da Câmara, tem conquistado os colegas de Parlamento. Tanto que, empolgado, o vereador Vandim do Povo (DC) soltou num no café da manhã oferecido aos servidores da Câmara na manhã dessa segunda-feira, 8, que Marilon foi convidado para ser candidato a vice-prefeito no ano que vem. Por quem? Segundo Vandim, pela própria prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

E o irmão?

Marilon, por sua vez, disse em discurso, conforme relatou um servidor presente, “que está na base da prefeita pela governabilidade, lealdade e compromisso com a cidade”. Afinal, não é hora de ele se comprometer. Até porque há a expectativa de que seu irmão, o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), possa ser candidato. 

Presidente do Ipup

A prefeita Cinthia Ribeiro nomeou o arquiteto Walfredo Antunes, pevista histórico, presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 8.

Nada a ver com isso

Rapidinho, a presidente regional do PV, deputada Cláudia Lelis, que quer um candidato a da sigla a prefeito de Palmas, tratou de divulgar nota dizendo que o partido não tem nada a ver com isso. Walfredo é vice-presidente metropolitano do PV. “O PV reconhece o perfil técnico, profissional e competente do arquiteto Walfredo e seu trabalho prestado à Capital e ao Estado. Porém, esclarece que não existe nenhuma conversa política com a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro, do PSDB”, deixa claro a nota, dessa forma, ressaltando o partido de Cinthia.

#ExoneraSecretárioRenatoJayme

O deputado federal Vicentinho Júnior (PR), surfando na onda do desgaste da saúde, publicou vídeo nas redes sociais em que lança a campanha #ExoneraSecretárioRenatoJayme. “Porque não tem mais cabimento. Ele [Renato Jayme] não tem mais condição alguma de tocar essa pasta”, defende o parlamentar.

Cara cínica

Vicentinho conta ter encontrado o secretário dias desses no aeroporto e Renato lhe disse, “com a cara mais cínica”, que a saúde do Estado estava sob controle.

Rancor eleitoral

No vídeo sobra também para o vice-governador Wanderlei Barbosa. “Para que o vice-governador Wanderlei Barbosa não venha de forma cínica e descarada dizer que as críticas que aqui faço, os levantes que aqui discuto, é rancor eleitoral, eu digo a ele que quem faz essa crítica, esse alerta, não é apenas o deputado Vicentinho Júnior. É o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, o Poder Judiciário, a população que clama por atenção do governo ao qual o vice faz parte também”, dispara.

Assista o vídeo:

Só Ataídes até agora

O diretório regional do PSDB entrou em processo eleitoral, mas até agora a única chapa que pediu registro de candidatura é a da situação, liderada pelo ex-senador Ataídes Oliveira, atual presidente. A data da eleição será definida até o final de semana, mas deve ocorrer entre os dias 3 e 6 de maio.

Santa da Assembleia

O presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PHS), disse em sua entrevista ao quadro “Direto do Plenário”, do programa Nogueira Júnior News, na Record News, que, com a mudança da parte da administração para o anexo alugado, vai fazer uma capela para a santa que fica “num corredorzinho” do Legislativo. “Queremos levá-la para um lugar mais adequado para que possamos agradecer a Deus porque, sem Deus, a gente não tem como viver”, afirmou Andrade. A santa que fica na sede da AL é Nossa Senhora do Desterro, conhecida por realizar milagres e afastar qualquer tipo de moléstia ou mal que aconteça.

Retaliações fiscais a músicos

O presidente da Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal da Câmara de Palmas, vereador Filipe Fernandes (DC), quer uma audiência pública com representantes de estabelecimentos comerciais noturnos, músicos e secretários de Segurança Pública municipal e estadual. O motivo é tratar dos mecanismos legais referentes às condutas de fiscalização, questões tributárias, entre outros assuntos. A audiência será realizada no dia 8 de maio, com representantes do Ministério do Trabalho do Tocantins, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Músicos do Tocantins e Conselho Municipal de Cultura.

Jogo de empurra

Filipe disse que os músicos estão sofrendo muitas represálias da fiscalização, num jogo de empurra de taxas entre Estado e município. Já houve até apreensão de instrumentos musicais.

Recuperação de estradas

O prefeito Miranda Taguatinga (PV) conta que o município vem intensificando os serviços de patrolamento e recuperação das estradas vicinais que dão acesso à zona rural de Taguatinga, no sudeste do Tocantins. Segundo ele, o trabalho de recuperação das estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos, em especial o transporte escolar. Miranda diss que quem trafega pelas estradas vicinais que dá acesso a Santa Helena, Taiobal e Buritizinho pôde ver a continuidade do trabalho de recuperação realizado, com a abertura dos trechos mais estreitos e limpeza das laterais para o escoamento da água e patrolamento.

  • Matéria atualizada às 17h47
Leia também