CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Vice-líder do Planalto, Gaguim articulou encontro de Carlesse com Bolsonaro; PSDB tem eleição marcada

Deputado federal Carlos Gaguim (Foto: Divulgação)
Vice-líder do Planalto, Gaguim articulou encontro de Carlesse com Bolsonaro; PSDB tem eleição marcada
5 (100%) 5 votos

Coluna do CT

Articulação do Gaguim

A audiência do governador Mauro Carlesse (PHS) com o presidente Jair Bolsonaro foi articulada pelo deputado federal Carlos Gaguim (DEM), vice-líder do Palácio do Planalto na Câmara.

Dois líderes

Na verdade, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, chegou a comentar com a comitiva do Estado que o Tocantins é único com dois vice-líderes do governo, Gaguim na Câmara e Eduardo Gomes (MDB) no Senado.

Cicerone

Na audiência, Bolsonaro agradeceu Gaguim pelo apoio que tem dado a seu líder na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), novato na Casa e está sendo ciceroneado pelo colega do Tocantins.

Enrolation

A comitiva do Tocantins também esteve nessa quarta-feira, 17, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil para saber sobre as operações de crédito pendentes. A mesma conversa de sempre: “Vamos analisar e responder o mais rápido possível”.

Até julho ou tchau

Políticos importantes do Estado e vereadores avaliam que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), está muito indecisa sobre o seu posicionamento político necessário para construir a musculatura que precisa para 2020. “Ela não tem muito tempo para organizar grupo. Se não fizer isso até julho, tchau”, avisou um forte líder tocantinense.

Interino toma posse

A Câmara de Paraíso deu posse ao prefeito interino Celso Morais (MDB) nessa quarta-feira, 17. Inicialmente, ele ficará 45 dias à frente do município, enquanto o titular, Moisés Avelino (MDB), faz um tratamento contra um tumor na bacia.

Sem grandes mudanças

Morais disse que não vai fazer grandes mudanças na gestão do município. “O nosso projeto é continuar todos os projetos iniciados pelo prefeito [Avelino] e também buscar coisas novas para o nosso município. Graças a Deus, temos abertura com diversas pessoas que podem nos ajudar bastante”, afirmou.

Em sintonia

Aos jornalistas, na solenidade de posse do prefeito interino, o presidente da Câmara, João Camargo (PV), desejou que Avelino “se restabeleça logo” e “volte com bastante saúde e vigor para continuar seu trabalho”. Ele ainda desejou “bastante sucesso” a Morais. “A Câmara de Paraíso está se colocando à disposição dele [prefeito interino] para que a gente possa ter sempre essa sintonia, discutir o que é melhor para a nossa cidade”, disse.

Oposição é maioria

Cresceu a oposição ao prefeito de Miracema, Saulo Milhomem (PRTB). Na tarde dessa quarta-feira, 17, o grupo ganhou o reforço do vereador Natan Fontes (MDB) – na foto, de chapéu. Com ele, a oposição passa a ser maioria com 6 dos 11 parlamentares da Casa. Além de Natan, os oposicionistas têm o presidente Edilson Tavares (MDB), Nasci da Ótica (PSD), Núbio Gomes (PSD), Dr. Ricardo (PSD) e Maria Bala (PSL). Natan foi o segundo vereador mais votado nas eleições de 2016.

 Eleição tucana

O presidente do PSDB, Ataídes Oliveira, já publicou o edital de convocação da eleição do diretório regional para o dia 4 de maio, no Hotel Céu, das 14 às 17 horas. Por enquanto, apenas a chapa de Ataídes está se movimentando para se inscrever na segunda-feira, 22, único dia de prazo.

Polo turístico em Wanderlândia

A Universidade Federal do Tocantins e a Prefeitura de Wanderlândia iniciaram as tratativas para a construção do projeto de desenvolvimento do polo turístico do município. A atuação da instituição de ensino será realizada por meio do curso de turismo. Os ajustes para o início do projeto  foram realizados durante reunião entre professores e alunos da UFT e o secretário municipal de Governo, Turismo e Cultura, Junior Luiz. “Nós temos um potencial muito grande para o ecoturismo e precisamos explorar essa alternativa como forma de fomentar nossa economia”, explicou Júnior Luiz.

No mapa turístico

Wanderlândia, localizada a 420 quilômetros de Palmas, segundo o secretário, tem mais de 30 cachoeiras catalogadas pelo ministério do Turismo. Algumas já atraem turistas de outros Estados, como é o caso da Cachoeira do Tempero e a do Apertado da Hora. O objetivo da prefeitura é colocar Wanderlândia no mapa turístico do Tocantins e transformar a cidade na capital turística do Bico do Papagaio.

(Foto: Secom TO)

Tocantins e Portugal

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) assinou convênio de cooperação com sua similar portuguesa, a Águas de Portugal Internacional (AdP). No ato, a ATS foi representada pela presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), a engenheira Juliana Matos – na foto com o presidente da AdP, Cláudio Jesus. O objetivo é estabelecer um quadro de colaboração para desenvolvimento do saneamento ambiental no Tocantins. Juliana Matos esteve ainda com ex-ministra do Ambiente Dulce Pássaro, responsável pela implantação da regulação em Portugal. Foram realizadas visitas às unidades de tratamento de água e esgoto; um aterro sanitário, gerido por 20 municípios e totalmente mecanizado; e a fábrica de água, uma unidade de tratamento de águas residuais que transforma esgotos sanitários em água de reuso.

Visita de Carlesse

Nesta visita, está sendo articulada uma agenda do governador Mauro Carlesse com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, e o primeiro-ministro Antônio Costa. 

Leia também