CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Em 15 anos, Laboratório de Análises Clínicas do Ceulp/Ulbra já atendeu mais de 15 mil pacientes

Em 15 anos, Laboratório de Análises Clínicas do Ceulp/Ulbra já atendeu mais de 15 mil pacientes
4.7 (94.55%) 11 votos

Mais de 15 mil pacientes foram beneficiados no último ano com o Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac). Criado em 2004 pelo curso de Biomedicina do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), o laboratório presta serviços de exames e análises laboratoriais e atende a toda comunidade.

Coordenado pelo professor Luis Fernando Sesti e pelo responsável técnico pelo serviço, professor Marcos Rodrigues Cintra, o Luac em parceria com o município realiza atendimentos gratuitos e no ano de 2018 já realizou mais de 117 mil exames. Atualmente conta com 25 funcionários e mais de 49 estagiários que envolvem os cursos de Biomedicina e Farmácia do Ceulp/Ulbra e da Atenção Básica do Município de Palmas.

Para o egresso do curso de Biomedicina, Denilson Araújo Lira, o laboratório é uma das melhores fases, “na minha visão é o ápice da graduação em Biomedicina ofertada pela instituição, lá nós podemos alinhar teoria e prática, as coisas deixam de ser imaginadas e passam a ser realizadas. O Luac nos transforma, nos molda e nos capacita de fato para o mercado de trabalho, se torna nossa referência”, destaca Denilson, que afirma ainda a importância de preceptores capacitados para preparação do aluno nesses momentos de estágios.

A paciente Ana Alves Neta de Sousa realiza exames laboratoriais há mais de 2 anos no Luac e destaca que tem sido um grande auxílio, “quando conheci o laboratório estava em um momento muito difícil da minha vida, meu pai também foi diagnosticado com câncer e isso pesou bastante, consegui fazer exames laboratoriais gratuitos lá e sem dúvida recomendo a todos que necessitarem, o atendimento é ótimo e os resultados saem muito rápido”, diz Ana.

Os exames realizados no Luac são gratuitos, apenas exames de alta complexidade ou que não sejam executados no laboratório são encaminhados para um laboratório de apoio e tem apenas o seu valor de custo cobrado. O laboratório conta com serviços executados por acadêmicos da instituição, através de estágios com a supervisão de profissionais qualificados.

O coordenador do Luac destacou a relevância do laboratório para o atendimento à comunidade e formação dos discentes, “ atendemos a milhares de pacientes por ano de uma forma acessível, rápida e com muita qualidade. O atendimento humanizado é um aspecto muito importante, uma vez que procuramos dar uma assistência integral e personalizada a cada um de nossos pacientes. Contamos com equipamentos automatizados que permite uma experiência de bancada e prepara para trabalhos nas áreas biomédicas. Através do laboratório podemos lapidar nossos alunos aliando teoria à prática clínica”, expõe Luis Fernando, que descreve ainda que os alunos são referência de qualidade e profissionalismo em todo o Estado.

Laboratório Universitário de Análises Clínicas
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta das 7 às 18 horas e no sábado das 7 às 12 horas. Para ser atendido é necessário apresentar um documento com foto e um pedido médico com os exames solicitados. O laboratório também atende pacientes da  Atenção Básica do Município de Palmas. Os atendimentos são realizados no Núcleo de Atendimento à Comunidade (Nac) do Ceulp/Ulbra localizado na Avenida JK, quadra 108 norte, alameda 12, lote 10 ou nas Unidades de Atenção Básica do Município da 208 norte e 108 sul.  Para entrar em contato basta ligar no telefone 3223-2021. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br