CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Gomes começa a discutir eleições municipais e em Almas apoiará Goianyr; Eduardo Siqueira diz que apoio de Carlesse a ele é “fake news”

Presidente regional do PL, o senador Eduardo Gomes começa nesta semana a conversar com os deputados federais e estaduais de seu partido sobre as eleições municipais deste ano. “Vamos começar ressaltando as convergências”, avisou Gomes à coluna. Ou seja, onde o PL já está acomodado — seja como cabeça de chapa ou aliado, ainda que de partidos adversários de 2022 — não será mexido. Essas alianças naturais serão respeitadas.

NA MAIORIA DOS CASOS, COM GOVERNO

Já é esperado que, na grande maioria dos casos, o PL estará junto de partidos da base do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos).

GOMES COM GOIANYR

Um caso concreto é Almas, onde Gomes já está fechado com a pré-candidatura do jornalista e ex-prefeito da cidade, Goianyr Barbosa (Republicanos). “Acima de tudo, aí, por uma questão de coerência”, justificou o senador. Isso porque, em 2018, Goiaynr percorreu mais de 50 cidades do Estado pedindo voto para Gomes.

DOIS PEDIDOS

Inclusive, ele vai atender dois pedidos feitos por Goianyr para Almas: a destinação de um trator com implementos e uma caminhonete para o Colégio Agropecuário da cidade e de R$ 200 mil para a realização da Feira Agrotecnológica do Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), entre 10 a 13 de abril.

É FAKE NEWS

O pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Podemos, Eduardo Siqueira Campos, classificou de “fake news” a informação divulgada no final de semana de que o ex-governador Mauro Carlesse e seu sobrinho Claudinei Quaresemin estariam entrando em sua pré-campanha. “Essa estratégia de buscar desgastar sua pré-candidatura [de Eduardo] com essa fake news, que trata de possível apoio do ex-governador Mauro Carlesse para este pleito, despreza veementemente a realidade dos fatos e não carrega em si nenhuma sustentação”, garantiu nota da assessoria do prefeiturável.

CARLESSE EM OUTRA CAMPANHA

A nota lembrou que quem recebeu apoio “vindo de ex-assessores diretos” de Carlesse não foi ele. O texto cita a ex-secretária da Educação do ex-governador, Adriana Aguiar, “que, após deixar a prefeitura, entregou-se a essa causa deplorável”. Isto é, apesar de a assessoria de Eduardo não dizer para quem, Adriana declarou apoio, como a coluna informou, à pré-candidata do PL, Janad Valcari.

ROGÉRIO CONSULTA AS BASES

Por falar na pré-campanha de Janad, outro vereador de Palmas que pode declarar apoio a ela, depois de Laudecy Coimbra (SD), é Rogério Freitas (PSD). O parlamentar está consultando sua base e aliados mais próximos para definir. Nos bastidores, era tido como um vereador simpático à pré-candidatura de Eduardo Siqueira.

DEIXAM DE GANHAR

O pré-candidato em Araguaína e deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) não concordou com a decisão do prefeito Wagner Rodrigues (UB) de não investir no carnaval para utilizar os recursos previstos nas obras do Centro de Educação Infantil (CEI) Constantino Pacífico de Oliveira, na Vila Cearense, e no novo Cemitério Municipal do Setor Monte Sinai. Em entrevista ao podcast Pequi Roído, do jornalista Stoff Costa, defendeu que a falta de investimento no carnaval da cidade vai pesar sobre quem fatura com o evento. “Você imagina o dono de hotel, o dono de restaurante, o autônomo, as pessoas que trabalham no ramo da beleza, a manicure, a cabeleireira. Essas pessoas estão deixando de ganhar”, afirmou o pré-candidato.

DEIXA DE TER GIRO NA ECONOMIA

Para ele, Araguaína deixa de “ter o giro da economia” com essa decisão da prefeitura de não investir no carnaval. “Nós precisamos entender que o carnaval não é só entretenimento. Ele coloca a comida na boca de muita gente, reforma a casa das pessoas que estão trabalhando e que, com o carnaval, ganharam um dinheiro a mais”, disse Jorge Frederico.

ROBERTO SAMPAIO COM GUIMARÃES E FORTES

Ex-secretário da Saúde de Alvorada e ex-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO), Roberto Sampaio anunciou na sexta-feira, 26, que vai disputar novamente a prefeitura da cidade. O anúncio foi feito ao lado do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) e do estadual Eduardo Fortes (PSD), que foi a Alvorada para mais uma entrega de seu projeto de hortas comunitárias. Em 2020, Sampaio perdeu a eleição para o atual prefeito, Paulo Antônio (UB).

1 FEDERAL E 5 ESTADUAIS

Roberto Sampaio garantiu que vai contar com o apoio de seis deputados, um federal e cinco estaduais, disse o site Boca Miúda do Tocantins.

ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO

A Câmara de Palmas fará a abertura de seu ano legislativo no dia dia 6, às 9 horas. Uma das apostas do presidente José do Lago Folha Filho (PSDB) para 2024 é o projeto Câmara nos Bairros, iniciado no ano passado.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também