CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Sobre ida de Alexandre ao MDB, fala-se agora em dividir diretório entre os grupos; ex-presidentes da OAB-TO trocam farpas: este ano tem eleição

DIVIDIR DIRETÓRIO

Entre os aliados do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) há uma sensação de que o clima sobre os planos em relação ao MDB mudou. Estavam todos muito animados para a transferência de partido, quando passou a circular a informação que a executiva nacional está com outra ideia: ao invés de dar o comando ao parlamentar, dividir o diretório regional entre ele e o grupo do ex-governador Marcelo Miranda, atual presidente. Algo como já havia sido feito no passado, quando a ex-senadora Kátia Abreu e Marcelo brigavam pelo partido. Na época, a presidência ficou com o ex-vice-prefeito de Palmas Derval de Paiva, aliado do ex-governador.

DESAGRADO COM DEFINIÇÃO DE APOIOS

Também incomodou Alexandre o fato de Marcelo já estar definindo apoios do MDB para as eleições municipais, como Palmas, onde o ex-governador disse à coluna que o partido estará na campanha de prefeita da deputada estadual Janad Valcari (PL).

ELEIÇÃO DA OAB-TO JÁ ANTECIPA TROCA DE FARPAS

Com a eleição da OAB-TO marcada para o final do ano, alguns debates começam a surgir com esse tema de pano de fundo. Na quinta-feira, 1º, por exemplo, dois ex-presidentes da entidade trocaram farpas no X (o antigo Twitter). Ercílio Bezerra elogiou o discurso do atual presidente, Gedeon Pitaluga, na solenidade de abertura do ano judiciário, classificando-o de “memorável, firme e absolutamente seguro na defesa das prerrogativas e valorização dos honorários advocatícios, além de outros temas relevantes”. Outro ex-presidente da Ordem, Walter Ohofugi cutucou na postagem de Ercílio: “Foi melhor do que no ano passado, só rapapés! Mas justificado: ano eleitoral na OAB! Mas difícil absorver nas falas, o exemplo! Simples assim!”

FOI IMBATÍVEL

Ercílio voltou à carga logo em seguida para rebater o colega: “Não tenho como enfrentar esse tema com você, pois em matéria de afago à Corte você foi imbatível, já no quesito omissão nem se fala”. Ohofugi tornou a responder, mas preferiu a diplomacia: “Apesar de não concordar, eu tenho que respeitar sua opinião, já que me habilitei a representar nossa classe, suas gestões também receberam críticas e não foram poucas, algumas concordei e outras não, mas esse é o jogo democrático”. A eleição da OAB-TO sempre promete.

JOSI FAZ DE TUDO PARA AGRADAR WANDERLEI

Um dos grandes eventos de intensa movimentação política no final de semana foi a final da 37ª edição da Copa do Craque de Futebol Amador, em Gurupi, que atraiu milhares de torcedores à Arena Nova Fronteira nesse domingo, 4, quando o Vila Nova se sagrou campeão pela sexta vez. A prefeita Josi Nunes (UB) mobilizou toda a sua equipe para recepcionar o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Nos bastidores, a prefeita fez de tudo para agradar Wanderlei, cujo apoio à sua reeleição ela não descarta. O deputado federal Carlos Gaguim (UB) afirmou no seu discurso seu apoio irrestrito a Josi. “Eu e a senadora Dorinha estaremos junto contigo, garantindo apoio a sua reeleição”, avisou.

DISPUTA ENTRE OS 2 DEPUTADOS

Ficou muito evidente a disputa entre os dois deputados estaduais da cidade. De um lado, Eduardo Fortes (PSD) levou um cantor de renome nacional (Piseiro do Barão), de outro, Gutierres Torquato (PDT) também garantiu o cantor dele (Pepe Moreno). Assim, o torcedor teve a oportunidade de acompanhar dois shows. Mas também ficou um clima de disputa entre os parlamentares para ver qual show dava mais pessoas.

DESCONTENTAMENTO

Uma pessoa ligada a Fortes contou à coluna o descontentamento da equipe com Gutierres, pois o deputado do PDT já tinha levado um show no decorrer da competição e arrumou essa outra apresentação quando Fortes já havia anunciado que levaria um cantor na final.

BARRACA DE FORTES ATRAI MAIS

Governador e vice na barraca de Eduardo Fortes (Foto: Divulgação)

Entre os dois deputados havia também uma disputa velada para ver quem movimentava mais a respectiva barraca. O que dizem os observadores locais é que a de Fortes foi bem mais visada por políticos e público. Aliás, contam que o deputado do PSD foi bastante assediado e tratado como “prefeito” por quem o encontrava.

TOTI NÃO DESGRUDA DE WANDERLEI

O ex-vereador de Figueirópolis Toti Milhomens não desgrudou do governador na Copa do Craque e nos bastidores ele quer seu apoio para disputa das eleições para a prefeitura da cidade. “No ano que vem, se Deus permitir, nós teremos um time competitivo e estaremos na final”, prometeu o pré-candidato.

PISONI LEVA EX-CRAQUE

Tido como o pré-candidato a vice de Josi, o empresário Cristiano Pisoni também não ficou pra trás. Ele levou para abrilhantar a final o ex-jogador do Botafogo e Vasco Donizeti Pantera. O ex-craque também ministrou palestra para um time da cidade que trabalha com crianças e adolescentes e que tem Pisoni como diretor.

SÓ 7 DOS 17 VEREADORES

Também houve muita movimentação política em Araguaína, na noite de sábado, 3, com os 63 anos da Câmara comemorados com shows de Flaguim Moral, Vicentinho do Acordeon, Bola da Guitarra, FK10 e grupo teatral Artpalco. Infelizmente, a festa foi marcada por muitas brigas entre o público. Ainda chamou a atenção o fato de apenas 7 dos 17 vereadores terem comparecido num evento que comemorava o aniversário justamente do Legislativo que eles integram.

RICARDO JM NA GESTÃO WAGNER

O suplente de Araguaína Ricardo JM foi nomeado secretário executivo de Planejamento na gestão do prefeito Wagner Rodrigues (UB) por indicação do deputado Federal Filipe Martins (PL). O ato foi publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira, 2. “É um privilégio fazer parte da gestão inovadora do prefeito Wagner Rodrigues, que tem transformado e mudado a realidade de nosso município”, disse ele. Para Ricardo, Araguaína é hoje “um grande canteiro de obras” e uma das cidades que mais tem gerado emprego no Tocantins.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também