CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Vagas não preenchidas por concurso na Educação são motivo de disputas na pré-campanha pelo Estado; Vicentinho Jr lembra que Neri, em Almas, é da base de Wanderlei

VAGAS NÃO COBERTAS POR CONCURSO

Pelo Estado, uma guerra pré-eleitoral está se dando neste momento sobre vagas da educação que não foram preenchidas pelo concurso. Elas valem “ouro eleitoral” e tem prefeitos, vereadores e deputados estaduais se engalfinhando para ver quem será o padrinho dos eleitores contemplados com o emprego. Oposicionistas reclamam e dizem que apenas pré-candidatos da base palaciana estão conseguindo fazer a indicação, ainda que o prefeito local tenha apoiado o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) em 2022.

UNS MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS

Entre os próprios governistas da Assembleia tem disputa. Apesar de dizerem que todos são iguais, parece alguns são mais iguais do que outros. Há deputado que reclama que seu latifúndio está sendo invadido por outros mais empoderados.

SÃO DO GRUPO DE WANDERLEI

O presidente regional do Progressistas, deputado federal Vicentinho Júnior, comentou à coluna a filiação ao partido do pré-candidato a prefeito de Almas e atual vice, Neri Xavier, que deve ter como adversário nas eleições de outubro o jornalista Goianyr Barbosa (Republicanos), cunhado e pré-candidato apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa. Vicentinho disse que Neri e o prefeito Wagner Nepomuceno de Carvalho, o Vaguinho (MDB), compõem o grupo do governador e foram eles que pediram votos para Wanderlei em 2022 na cidade. “Essa divergência e projetos distintos em Almas são uma questão local, paroquial. O companheiro Goianyr, que tem meu carinho e respeito, também tem um projeto, e um filiado do PP e companheiro do governador também tem um projeto”, afirmou.

MANDATO QUE VEM DANDO CERTO

Vicentinho defendeu que o projeto de Neri “não é contra ninguém, mas a favor da continuação do mandato do Vaguinho, que vem dando certo e que faz parte da base do governo”. “Então, passadas as eleições, na segunda-feira, a vida segue, volta ao normal e todos continuam companheiros do governador Wanderlei Barbosa”, ressaltou.

PALMAS-PORTO TAMBÉM

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), aproveitou a audiência do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) — seu provável adversário nas eleições de outubro e o nome do Palácio para a disputa — com o governador Wanderlei para discutir a situação dos moradores de Luzimangues, que pagam duas tarifas de ônibus (uma de R$ 3 e outra de R$ 6) para trabalharem em Palmas. Wanderlei avisou que seu governo vai estudar uma forma de baratear os serviços para esses trabalhadores. Nesta quarta-feira, 31, Ronivon saudou a iniciativa de Wanderlei, mas pediu que a gestão estadual, em parceria com os deputados federais, também avalie a possibilidade de beneficiar o transporte entre Porto Nacional e Palmas (e Palmas e Porto Nacional), usado por centenas de trabalhadores e estudantes diariamente. O vereador Soares Filho também participou da audiência de Andrade com Wanderlei.

TRANSPORTE GRATUITO

Em vídeo, o prefeito Ronivon ainda lembrou que nesta quinta-feira, 1º, começa o transporte gratuito dentro de Luzimangues, em medida adotada pela gestão municipal para facilitar a mobilidade, promover a acessibilidade para todos os cidadãos e impedir que a população tenha de arcar com duas passagens, pois a empresa responsável pela concessão, a Expresso Miracema, acabou com a integração gratuita dos usuários Palmas-Luzimangues.

TEM QUE CHEGAR COMO SOLDADO

O presidente regional do MDB, ex-governador Marcelo Miranda, reafirmou à coluna que seu mandato no comando do partido se encerrará somente no final de maio e garantiu que qualquer comentário de mudança neste momento “é balela”. Segundo Marcelo, o partido vive um período de tranquilidade, inclusive, com o presidente nacional, Baleia Rossi. “Eu entendo que a chegada de qualquer companheiro deva ser como soldado, que venha para conhecer a tropa, não para vir com fuzil atirando em todo mundo. Inclusive, eu não aceito”, avisou, numa referência à esperada filiação do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos).

TEM ESTÁGIO PROBATÓRIO

Sobre a possibilidade de Alexandre indicar o irmão Israel Guimarães para a presidência, mesmo na convenção estadual, após o fim do seu mandato, Marcelo disse que é “primeiro preciso passar por um estágio probatório”. “Tem os prazos legais, estatutários”, lembrou. “Aqui está tudo sereno”, reforçou.

MDB COM JANAD

O ex-governador disse que o MDB de Palmas apoiará a pré-candidatura da deputada estadual Janad Valcari (PL) a prefeita. Segundo ele, já é “praticamente certo”. Marcelo disse ter ouvido alguns membros do partido e que estará conversando com outros.

SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE

Por falar nisso, o vereador Jucelino Rodrigues (PSDB), que declarou apoio a Janad na segunda, 29, disse à coluna que a opção pelo projeto da deputada é para “buscar meios de solucionar os problemas da comunidade de forma eficiente”. “Foi um dos fatores que me fizeram definir o apoio à deputada professora Janad Valcari. É disso que Palmas está precisando, ter na direção do Poder Executivo pessoas capacitadas e que se comprometem a administrar a cidade com eficiência e de forma eficaz, sem perseguições políticas ou ideológicas, colocando sempre o bem-estar da população em primeiro lugar, com políticas sociais para todos”, defendeu.

GESTORA DE EXCELÊNCIA

Além disso, Jucelino avaliou que Janad “vai querer deixar gravada sua história de gestora de excelência”. “Estive com ela por dois anos na Câmara como presidente e vi de perto a forma que ela administra e lida com as pessoas. Ela é muito carinhosa, atenciosa, organizada e dedicada. Tenho vários mandatos e posso dizer que foi a gestão mais organizada com que eu convivi. Palmas estará nas mãos de uma gestora de verdade”, garantiu.

STALIN VISITA AMÉLIO

Pré-candidato em Miranorte, o ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual Stalin Bucar (Progressistas) esteve nessa terça-feira, 30, com o presidente da Assembleia, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos). Na pauta, diversos assuntos, mas o principal, sem dúvida, a política estadual e as eleições de Miranorte.

O NOME DE WANDERLEI EM MIRANORTE

Já o governador Wanderlei declarou apoio à pré-candidatura a prefeito de Miranorte do vereador Adriano Santiago (Republicanos).

Assista:


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também