CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Vicentinho Jr filiará pré-candidato a prefeito de Almas adversário de Goianyr, o nome do Palácio para a disputa

PROGRESSISTAS RECEBE PRÉ-CANDIDATO DO PREFEITO

Deputado Lázaro, vice-presidente do PP, Neri (centro), e o presidente Vicentinho Jr (Foto: Reprodução)

O presidente regional do Progressistas, deputado federal Vicentinho Júnior, vai filiar no sábado, 3, às 17 horas, o vice-prefeito de Almas, Neri Xavier, e outras lideranças do município. Neri é o pré-candidato do prefeito Wagner Nepomuceno de Carvalho, o Vaguinho (MDB), e terá como provável adversário em outubro o jornalista Goianyr Barbosa (Republicanos), cunhado e pré-candidato apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

MAIS UMA CIDADE DIVIDIDA

Assim, é mais uma cidade em que a base governista vai dividida para as eleições.

O INDICADO DE ALEXANDRE PARA O MDB

As especulações sobre a filiação do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) ao MDB continuam fortes. A última diz que o irmão do parlamentar, Israel Guimarães — presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) — deve ser o indicado de Alexandre para a presidência regional do partido, hoje sob comando do ex-governador Marcelo Miranda. Seja agora, caso haja alguma intervenção (o que emedebistas mais ligados a Marcelo descartam) ou na convenção estadual no meio do ano para eleger a nova executiva regional.

NOS PRÓXIMOS DIAS

A expectativa é de que novidades sobre a filiação de Alexandre e o futuro da direção do MDB devem surgir já nos próximos dias.

2º VEREADOR COM JANAD

O vereador Jucelino Rodrigues (PSDB) anunciou nessa segunda-feira, 22, apoio à pré-candidatura da deputada estadual Janad Valcari (PL) à Prefeitura de Palmas. É o segundo vereador de mandato — o primeiro foi Laudecy Coimbra (SD) — e a terceira liderança de peso anunciada pela assessoria de Janad este mês — ainda teve Adriana Aguiar, ex-secretária de Desenvolvimento Social da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Como a coluna antecipou, o vereador Rogério Freitas (PSD) consulta as bases e aliados sobre seu apoio a Janad.

TAMBÉM CONTRA CINTHIA

Como Laudecy, Jucelino, apesar de pertencer ao partido de Cinthia, é vereador de oposição desde 2022, quando preterido na disputa pela presidência da Câmara. Jucelino foi quem disputou o comando da mesa do Legislativo da Capital com o atual presidente, José do Lago Folha Filho (PSDB). Desde então vem sendo um dos principais críticos da gestão da tucana.

CLAUDEMIR LOPES LANÇA PRÉ-CANDIDATURA

 Quem também está na campanha de Janad é o ex-vereador Claudemir Lopes (Patriota), que disputou vaga pelo Senado em 2022. Ele contou à coluna ter feito reunião na noite do dia 15 para lançar sua pré-candidatura à Câmara. Das 62 poltronas e 100 cadeiras de plástico, um total de 162 assentos , Claudemir disse que apenas 12 cadeiras ficaram sem ocupantes.

O HOMEM DA CARTEIRA

O pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Podemos, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), contou uma história interessante em suas redes sociais. Ele disse que há muitos anos encontrou uma carteira perdida no chão. “Guardei-a. Vi que tinha um cartão escrito Higor. Fiz o que gostaria que fizessem comigo. Encontrei-o pessoalmente e devolvi a carteira intacta”, lembrou. Agora, 20 anos depois, Eduardo disse que passava em frente a uma igreja durante suas caminhadas e foi abordado pelo “homem da carteira”, que hoje é pastor. “Então, o pastor Higor me convidou para ir até a chácara de sua família. Uma visita abençoada, onde me recebeu com almoço e lindos louvores”, afirmou.

SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

Quem está sumido neste momento da pré-campanha é o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB). Pré-candidato, ele tem dito que só intensificará a movimentação após o carnaval, quando o tabuleiro deve pegar fogo com a aproximação da janela partidária que se abrirá em março.

FESTA ANIVERSÁRIO DA CÂMARA

Pela primeira vez Araguaína terá uma festa para comemorar o aniversário de 63 anos da Câmara. A iniciativa é do presidente Marcos Duarte (SD) e será no sábado, 3, na Via Lago. O show ficará por conta de Flaguim Moral. Segundo o Legislativo, o evento não terá custo algum para o Poder Público, já que será bancado por parceiros.

FESTA TAMBÉM EM GURUPI

Festa também em Gurupi, mas na Copa do Craque – Taça Oswaldo Stival. Na grande final, no domingo, 4, haverá show de encerramento com Piseiro do Barão.

JUAREZ, O APOIADOR

O interessante aí é que Juarez Moreira, filho do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e iniciante na política, aparece como um dos apoiadores, ao lado do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), governo do Tocantins, Prefeitura de Gurupi e Cooperfrigu.

GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA

(Brenda Ramos/ATR)

Indicado pelo deputado federal Filipe Martins (PL), Jerônimo Júnior já assumiu a presidência da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Conforme o material à imprensa distribuído pela AEM-TO, em seus primeiros dias, Jerônimo se reuniu com os setores para ouvir as demandas e sugestões do time, bem como para alinhar as ações de trabalho. “Quero fazer uma gestão integrada e participativa, com todo o time envolvido e comprometido em trabalhar em prol da sociedade tocantinense e alinhado às diretrizes do Governo Wanderlei Barbosa”, reforçou o novo presidente, que é graduado em Contabilidade, Recursos Humanos e Pedagogia. Ele ainda tem MBA em Consultoria Empresarial. Jerônimo foi também gestor da Câmara de Miracema e da Secretaria do Meio Ambiente. Ainda tem experiência no serviço público legislativo, como assessor parlamentar, inclusive, último cargo dele no gabinete de Filipe Martins.

MULHERES NO COMANDO

Nas redes sociais, a prefeita Cinthia Ribeiro comemorou o fato de dez mulheres — “incríveis e destemidas”, ela definiu — estarem entre os novos contratados para dirigir ônibus do transporte público exclusivos para o público feminino. “Mais do que motoristas, elas são inspirações sobre rodas! Segurança e empoderamento a cada viagem. Quebrando paradigmas e fazendo história em nossa capital”, festejou Cinthia. Dois veículos só para mulheres já estão circulando e outros quatro tomarão as ruas nos próximos dias.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também