CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Wanderlei diz que Republicanos trabalhará para ter candidatos nos 139 municípios; comandante-geral da PM visita Cinthia após climão; Gomes homenageado pelas diversas correntes no aniversário

COM VOTO DE WANDERLEI E COMITIVA

Presidente regional do Republicanos, o governador Wanderlei Barbosa saiu satisfeito da 16ª Convenção Nacional do partido, realizada na segunda-feira, 24, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado federal Marcos Pereira (SP) foi reconduzido para mais um mandato no comando da sigla, com os votos de Wanderlei e da comitiva tocantinense, que incluía também o presidente da Assembleia, Amélio Cayres.

CRESCIMENTO ACIMA DE 30%

Para Wanderlei, o Republicanos está sendo muito bem conduzido nacionalmente. O governador lembrou à coluna que o partido registrou um crescimento acima de 30% das eleições de 2018 para as de 2022 na Câmara, e ainda expandiu sua bancada de senadores – tinha um e passou para três e, com nova adesão, agora são quatro. “O nosso grande desafio é crescer o partido nos municípios, elegendo vereadores e prefeitos”, avaliou.

MUITO RECEPTIVO

Wanderlei disse que o presidente nacional “tem sido muito receptivo, acolhe todos muito bem”. “Então, por isso, ele foi reconduzido para mais um mandato com a unanimidade do partido. Todos os estados têm uma admiração pela maneira como ele se comporta. Eu fiquei muito feliz de participar e de ter votado aqui na recondução do deputado Marcos Pereira como o nosso presidente nacional”, disse.

TOCANTINS PRESTIGIADO

O Tocantins chegou à convenção prestigiado. Além do governador do Estado e de sete deputados estaduais, enviou para Brasília, com as eleições de outubro, três deputados federais – Antônio Andrade, Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães. Wanderlei disse que os membros estaduais da legenda sempre são “muito bem tratados” pela executiva nacional, que tem dado destaque para os congressistas tocantineneses “em boas comissões na Câmara”.

CANDIDATOS EM TODOS OS MUNICÍPIOS

Wanderlei contou que o Republicanos vai começar as instalações das comissões nos municípios do Estado, de olho nas eleições do ano que vem. “Visamos o crescimento do partido no Tocantins, fazer vereadores e prefeitos. Temos muito poucos, nossa representação é muito pequena nos municípios, mas nós queremos evoluir muito. Vamos crescer muito, se Deus quiser”, projetou o presidente regional. Segundo ele, o partido vai trabalhar para ter candidatos a prefeito em todos os municípios.

DESFAZER CLIMÃO

Reunião da prefeita Cinthia com o comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa (Foto: Edu Fortes/Secom)

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), recebeu na tarde dessa quinta-feira, 27, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa. O material divulgado pelo município após o encontro foi um desenrolar de platitudes, em que nada de interessante se destaca. Agora, o contexto em que a reunião entre eles ocorreu é bem revelador, sobretudo pela presença do secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Júnior, pivô de uma crise institucional que, nos bastidores, é apontada como o principal motivo da visita do comandante-geral, ainda que outros temas possam ter sido debatidos. Assim, há quem diga que o coronel Barbosa foi desfazer um climão de semana passada.

O LADO DOS VEREADORES

Contextualizando: no dia 19, um grupo de vereadores da base e oposição foi à prefeitura para uma reunião com Agostinho em que se discutiria a segurança dos estudantes da rede municipal de ensino. Os parlamentares chegaram acompanhados do coronel Autieres, chefe da inteligência da Polícia Militar, e do major Murilo. Segundo a versão dos vereadores, Agostinho Júnior teria rejeitado a presença da advogada de Mauro Lacerda (PSB) e ainda dos dois militares. Por esse ângulo da história, o secretário teria perguntado, de forma grosseira, o que os militares estavam fazendo lá. Os oficiais, então, se desculparam e se levantaram para sair. Solidários, os vereadores também deixaram a reunião. O caso foi levado à tribuna da Câmara no dia 20, quando o líder da prefeita, Major Negreiros (PSDB) – que participou da reunião – e os outros vereadores (Lacerda e Rogério Freitas, PSD) cobraram providências de Cinthia.

OUTRO LADO DA MOEDA

Na versão de fontes do municípios, que reconhecem que Agostinho levantou a voz, o secretário teria se exaltado porque os militares aproveitaram a carona para colocar em pauta o compartilhamento do sistema de monitoramento viário da Capital, algo que há tempos a PM deseja. Agostinho, então, teria dito, grosseiramente, que o assunto não estava na agenda da reunião e que deveria ser colocado institucionalmente da PM para a prefeitura em outra oportunidade. Ao retomar o tema do encontro — a segurança nas escolas –, os militares levantaram-se e foram embora, seguidos pelos vereadores.

AMPLO ESPECTRO EM TORNO DE GOMES

Gomes recebe o bolo da anfitriã, a deputada Janad Valcari (Foto: Divulgação)

Deputados, prefeitos e vereadores participaram de uma homenagem ao senador Eduardo Gomes (PL), na manhã desta sexta-feira, 29, na residência de Janad Valcari (PL). Gomes está completando 57 anos neste dia. O espectro político presente foi o mais diversificado: dos federais, estavam por lá Carlos Gaguim (UB) e Filipe Martins (PL); dos estaduais, o presidente da Aleto, Amélio Cayres; Léo Barbosa (Republicanos), Valdemar Júnior (Republicanos), Moisemar Marinho (PSB), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL) e Eduardo Fortes (PSD); dos vereadores de Palmas, Pedro Cardoso (UB), Joatan (Cidadania) e Mauro Lacerda. Também compareceram os prefeitos Ronivon Maciel (PSD), de Porto Nacional, e Moacir Oliveira (UB), de Rio dos Bois. O ex-vereador Joel Borges, irmão do deputado federal Eli Borges (PL), e o ex-secretário estadual de Indústria e Comércio Ernani Siqueira também foram prestigiar o senador.

NÃO É OBRIGADO A NADA

O deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) disse à coluna que não se vê “obrigado a nada” nas eleições de Araguaína, sua cidade, em 2024. Ele lembrou que já foi candidato (em 2016, quando ficou em terceiro lugar) e até apoiou o prefeito Wagner Rodrigues (SD) em 2020 – “quando todos achavam que eu seria obrigado a apoiar Elenil [da Penha, MDB]”. Ele disse que vai “avaliar o momento, quando chegar”, e “pensar no projeto maior, junto com grupo, com governador Wanderlei, que é naturalmente o maior líder hoje no processo”. “Tenho boa afinidade com Alexandre [Guimarães], amizade e sou colega do Jorge Frederico [Republicanos e pré-candidato a prefeito], mas obrigação…”, avisou.

CONFERIR IN LOCO

A ex-vereadora e pré-candidata a prefeita Raimunda Almeida de Souza, a Raimundinha, mulher forte de Olyntho em Colinas, esteve nesta semana visitando o secretário da Governadoria, Jairo Mariano, acompanhada da filha, Zefinha. Como a coluna trouxe esta semana, depois da visita de Wanderlei à cidade, saiu o bochicho de que o governador estará no palanque do candidato à reeleição de Colinas, o prefeito Josemar Kasarin (UB). Nos bastidores, dizem que Raimundinha foi ao Palácio conferir isso in loco.

O NOME DE ALEXANDRE

O grupo ligado ao deputado federal Alexandre Guimarães em Gurupi, além de chapa completa de vereadores, pode ter também um candidato à prefeitura. É o que estão dizendo lá na cidade. Já até nomeiam um possível candidato do parlamentar: empresário e suplente de vereador Alex da Exclusiva. Atualmente, Alex está no Pros, mas vai se desligar e ingressará no partido que o deputado indicar.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também