CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Reféns deixam o hospital nesta manhã; gabinete governamental ficará em Araguaína até prisão dos foragidos

0
Reféns deixam o hospital nesta manhã; gabinete governamental ficará em Araguaína até prisão dos foragidos
4.3 (86.67%) 3 votos

Os dois servidores mantidos reféns pelos presos rebelados no Presídio Barra da Grota, a professora Elisângela Mendes Sobrinho e o técnico em Defesa Social, Roberto da Silva Aires, devem deixar o Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde recebem atenção médica,  ainda na manhã desta quinta-feira, 4.

Segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), os dois receberão atendimentos psicológicos por parte do Governo do Estado em suas residências, por meio da Diretoria de Direitos Humanos da pasta, bem como o preso Maurício Pereira da Silva, de 33 anos, que se entregou diretamente no presídio.

Dois psicólogos da Seciju foram disponibilizados para prestar apoio às vítimas, ao reeducando e às famílias. De acordo com o psicólogo Douglas Hermann Souza, o atendimento, neste momento, visa o acolhimento e uma avaliação inicial do dano psicológico causado pelo trauma. Para ele, as vítimas passaram por situações de alto estresse e também de risco de vida. “Mesmo que a sensação inicial seja de alívio, o atendimento psicológico nesses casos é indispensável”, disse. Após avaliação inicial e acolhimento, os atendidos serão encaminhados para atendimento específico, que auxiliará no tratamento do trauma.

LEIA MAIS

Sintet diz que questionou segurança de professores em presídios ainda em junho
Reféns são resgatados e recebem atendimento médico; 19 presos continuam foragidos
BOM DIA – Oposição cometeu último, e fatal, erro ao eleitoralizar o drama dos reféns

Fugitivos
A Seciju, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar (PM) informaram que foi recapturado mais um reeducando que fugiu da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, na terça-feira, 2. Trata-se de Marcos Phablo Soares de Carvalho, 22 anos.

Como outro rebelado se entregou no final da tarde desta quarta-feira, 3, agora são 17 foragidos. Nota dos três órgãos do governo do Estado confirma nove mortes de presos durante confronto com os policiais na terça, em uma região de mata próxima à unidade prisional, e não dez, como chegou a ser cogitado.

Gabinete governamental
A nota afirma que o gabinete governamental instalado em Araguaína será mantido até recaptura de todos os foragidos. A operação continua com o reforço de policiais militares, através das equipes do 2° Batalhão PM, do Batalhão Rodoviário (BPMRED) e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), bem como policiais civis, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e tripulação armada, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Palmas e equipes da 1ª Delegacia  Regional (Araguaína), além de agentes penitenciários do município e da Capital.

Entenda
Presidiários da Grota promoveram uma rebelião na tarde de terça-feira e conseguiram sair por volta das 16 horas do mesmo dia levando como reféns a professora Elisângela Mendes Sobrinho e o servidor Roberto da Silva Aires. Os fugitivos chegaram a entrar em confronto com as forças de segurança, o que resultou na morte de nove detentos. Os 19 restantes continuam foragidos.

Por um momento chegou a circular a informação de que professora Elisângela Mendes Sobrinho teria morrido. No debate entre os candidatos a governador na televisão na noite de terça-feira à noite, Carlos Amastha (PSB) chegou a fazer um minuto de silêncio pela morte da professora, mas a informação foi negada imediatamente pelo Estado.

Os dois reféns foram resgatados na noite dessa quarta-feira, 3. (Com informações da Ascom da Seciju)

Leia também
Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...