CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Catireiros de Natividade encerram programação cultural da Secult na Caravana Federativa

Com programação iniciada na última quinta-feira, 9, a Caravana Federativa seguiu até esta sexta-feira, 10, em Palmas. O evento teve como principal objetivo o fortalecimento de parcerias entre Governos Federal, Estadual e Municipais e contou com as presenças de diversas autoridades das três esferas, além de uma programação cultural viabilizada pela Secretaria da Cultura (Secult), que reuniu música, cultura tradicional, moda e artesanato.

O grupo Catireiros de Natividade trouxe para a cerimônia de encerramento do evento uma demonstração das folias e da cultura popular e tradicional do Tocantins, mostrando nas batidas do pandeiro e no toque da viola dos dois números apresentados uma representação da catira, dança praticada desde o período colonial e uma herança cultural passada de geração em geração. O grupo é formado por Belarmino, Patrício, Graciomar, Rafael, Vanderlei e Januário.

Além da apresentação musical, as modelos tocantinenses Taiza Pereira e Hanna Cabral realizaram o receptivo do evento, utilizando vestidos produzidos em capim dourado e parte da coleção Ouro do Cerrado, assinada pelo estilista Luiz Fernando Carvalho. As peças são patrimônio cultural da Secult e foram apresentadas pela primeira vez durante a Festa da Colheita de 2023, no povoado Mumbuca, do município de Mateiros, depois nas comemorações de 35 anos do Tocantins no Senado Federal em Brasília, e trazem o capim dourado como principal matéria-prima. Na quinta-feira, 9, o cantor e compositor Genésio Tocantins também fez sua apresentação interpretando a canção “Coco Livre” (de sua autoria) durante a cerimônia de abertura, quando recebeu elogios da comitiva do Governo Federal e dos presentes.

Em seu discurso, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, falou sobre sua alegria em ter a Caravana Federativa no Estado e reforçou a pluralidade que o compõe, sendo formado por pessoas de todas as regiões do Brasil. O gestor também falou sobre a importância das manifestações culturais tocantinenses. “Tenho muito orgulho de ver os nossos artistas tocantinenses se apresentando, mostrando a nossa cultura não só para o Tocantins, mas para o Brasil todo. A cultura tem uma importância muito grande, ela ajuda no turismo, ela ajuda na economia e nós precisamos fortalecer cada vez mais, manter as nossas tradições culturais”, comentou.

Representando o Governo Federal, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que na oportunidade recebeu da Assembleia Legislativa (Aleto) o título de cidadão tocantinense, agradeceu pelo acolhimento e expressou sua alegria pela apresentação cultural que abriu a solenidade. “Agora sou cidadão tocantinense também e já vou ensaiar alguns passos da catira. Quero saudar a apresentação cultural que tivemos hoje dos Catireiros de Natividade e parabenizar o secretário da Cultura Tião Pinheiro por seu convite”, disse.

Para o secretário Tião Pinheiro, incluir manifestações artísticas em eventos como a Caravana Federativa valoriza nossos fazedores de culturas e revelam suas produções a novos consumidores: “Ver e ouvir as falas elogiando nossa cultura do ministro Alexandre Padilha, do secretário especial de Assuntos Federativos André Ceciliano e do nosso vice-governador Laurez Moreira é motivador e orgulho para o Tocantins, mostrando o acerto do governador Wanderlei Barbosa em recriar a Secult para fomentar o setor”.

Presentes

A solenidade de encerramento da Caravana Federativa contou com a participação de diversas autoridades das esferas Federal, Estadual e Municipal. Estiveram presentes o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, o ministro das Relações Exteriores, Alexandre Padilha, o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, o secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Deocleciano Gomes, a senadora Professora Dorinha, os deputados federais Ricardo Ayres, Carlos Gaguim, Lázaro Botelho e Antônio Andrade, o deputado estadual Ivory de Lira, prefeitos, secretários de governo e outros. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também