CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Saúde de Araguaína realizará mutirões aos sábados para os beneficiários do Bolsa Família

A Secretaria da Saúde de Araguaína realizará mutirões de acompanhamento médico para os moradores que recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Os atendimentos serão realizados nos sábados dias 25 de novembro e 2, 9 e 16 de dezembro em nove UBS (Unidades Básicas de Saúde), das 8 às 17h30.
 
“Estamos realizando os mutirões nas unidades onde ainda há beneficiários que não fizeram o acompanhamento. O intuito é facilitar para as famílias que não tem disponibilidade de ir às UBS no meio de semana. É muito importante que todos fiquem atento à programação e os prazos, pois atualmente a suspensão é feita de forma automática quando o beneficiário não faz o acompanhamento”, explica a coordenadora do programa Bolsa Família na cidade, Divina Pimenta.

Acompanhamento obrigatório

Em Araguaína, mais de 21 mil pessoas são atendidas pelo Bolsa Família e, para manutenção do benefício, é necessário o acompanhamento médico nas UBS a cada seis meses. A primeira etapa foi realizada do dia 1º de janeiro a 30 de junho e esta segunda vigência teve início no dia 1º de julho, seguindo até 31 de dezembro.
 
Durante o atendimento feito na UBS, os profissionais verificam o calendário vacinal e o estado nutricional, peso e altura de crianças de até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes.

O que levar para a UBS?

A exigência estimula as famílias a acessarem as políticas públicas de assistência social, além de contribuir para a identificação das vulnerabilidades sociais. Para realizar o acompanhamento, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, cartão de vacinação das crianças e, no caso das mulheres grávidas, o cartão da gestante que deve ser entregue.

Atenção, gestantes

Em casos de gestação até o nono mês, além do Bolsa Família, a mulher pode ser incluída no Benefício Variável da Gestante (BVG). E imediatamente após o nascimento do bebê, a mãe deverá ir à Secretaria da Assistência Social do Município para inserir a criança no cadastro, garantindo as seis parcelas do Benefício Variável da Nutriz (BVN) para bebês de até seis meses de vida.

Cronograma Mutirão Bolsa Família

Dia 25/11 (sábado), 8 às 17h30
 
UBS Araguaína Sul      
UBS do Setor Costa Esmeralda (Dr. Dantas)     
UBS do Setor Nova Araguaína
UBS do Setor Cimba (Manoel Maria)
 
Dia 02/12 (sábado), 8 às 17h30
 
UBS Lago Azul
UBS do Setor Barros (Maria dos Reis)  
 
Dia 09/12 (sábado), 8 às 17h30
UBS do Setor Tereza Hilário Ribeiro (Dr. Cesar Delgado)           
 
Dia 16/12 (sábado), 8 às 17h30
 
UBS da Vila Azul (Dra. Maria Esmeralda Medrado)        
UBS do Setor Alto Bonito (José Resende). (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também