CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Com previsão de muita chuva, Aneel anuncia bandeira verde para dezembro, sem custo adicional

0
Com previsão de muita chuva, Aneel anuncia bandeira verde para dezembro, sem custo adicional
5 (100%) 1 voto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 30, que a bandeira tarifária de dezembro será verde, ou seja, sem custo adicional para os consumidores. A decisão foi mantida apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos.

Por outro lado, a expectativa da Aneel é a de que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a tendência de queda no preço de liquidação de diferenças (PLD).

O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada. Mesmo com a bandeira verde é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Entenda
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. (Com informações de Ascom)

Leia também
Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...