CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Dimas projeta investimento chinês no mercado imobiliário de Araguaína

Dimas projeta investimento chinês no mercado imobiliário de Araguaína
avaliar matéria

A missão governamental e empresarial araguainense participou das atividades na 125ª Canton Fair, na China, nos dias 15 a 19 de abril, com a perspectiva de futuros investimentos chineses na cidade. A missão faz parte das ações do “Investe Araguaína”, projeto que visa atrair mais investidores.

“Nos impressionou a força econômica e a disponibilidade de recursos para investimento que eles têm. Na nossa região, a possibilidade é de investimentos no mercado imobiliário, o que inclui também o agronegócio”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas, que retomou suas atividades nesta segunda-feira, 6.

Além do prefeito Ronaldo Dimas, a missão contou com a participação dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola; da Fazenda, Fabiano de Souza; e de empresários araguainenses dos setores de vestiário, construção civil, nutrição animal, pneumática e alimentação.

A comitiva fez contatos e reuniões com diversas empresas chinesas que pretendem ampliar suas atividades no Brasil e se interessaram pela região de Araguaína. O fortalecimento dos vínculos virá com a realização de outras reuniões no decorrer deste ano.

“A viagem foi muito importante tanto para o nosso desenvolvimento pessoal, como para a empresa. Já estamos importando produtos chineses e a expectativa é que isso movimente nosso comércio, aumentando a contratação de pessoas”, comentou Roberto Barbosa, empresário do setor de combustíveis e derivados.

Relações comerciais
O secretário da Fazenda, Fabiano de Souza, falou sobre os resultados imediatos da missão.  “Os empresários vislumbraram a possibilidade de exportar produtos de Araguaína para a China. Para isso, precisarão aumentar suas produções e investir em certificações, isso tudo demandará investimentos financeiros e mão de obra regional, atendendo diretamente aos objetivos da missão: geração de emprego, renda e oportunidades aos cidadãos araguainenses”.

O secretário destacou ainda os esforços da gestão para a atração de investimentos. “Araguaína hoje conta com excelentes fatores de competitividade. Temos área, infraestrutura, mão de obra e ações governamentais voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo.”

A médio e longo prazo, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola, destacou que, entre outros investidores, o dirigente de um grupo empresarial chinês de fabricação de chapas para células fotovoltaicas demonstrou interesse em conhecer a região, principalmente por considerar o grande potencial para o desenvolvimento de projetos, pela luminosidade abundante e baixos níveis de poluição.

Destaque econômico 
Em novembro do ano passado, Araguaína ganhou destaque no Ranking de Desenvolvimento Econômico com 7,508 de IQM. A cidade ficou à frente de capitais como Recife (82ª), Salvador (90ª) e Manaus (91ª).

Entre os índices analisados estão crescimento do PIB Industrial, Agrícola, Serviços e per Capta, além dos saldos de empregos em serviços e indústria. Foram analisados ainda o crescimento das empresas e de microempresas, importações e exportações e também a dívida consolidada, diversidade econômica e o Índice Firjan de Gestão Fiscal. (Com informações da Ascom/Araguaína)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também