Com a participação de membros da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) realizou na tarde de terça-feira, 3, uma assembleia geral. Na pauta, o estacionamento rotativo voltou a ser tratado, bem como a manutenção da legislação que garante isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os estabelecimentos que instalaram sistema de produção de energia fotovoltaica.
Sem representante do Paço para falar do estacionamento
Provocado por um associado sobre a expansão da cobrança do estacionamento rotativo foi brevemente abordado na reunião. “Acabou que não foi o tema central da reunião como eu queria porque a pessoa da prefeitura com ia ficou impossibilitada de ir”, comentou o presidente da Acipa, Joseph Madeira, que revelou a intenção do Paço em encerrar o contrato com a concessionário. “Pelas informações que tenho a prefeitura só mantém a empresa por causa da liminar, e entrou com agravo de instrumento”, comentou.
Apoio da Frente
Sobre o tema ficou deliberado que a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio iria atuar em conjunto com a Acipa frente à Prefeitura de Palmas para encontrar uma solução relacionado ao estacionamento rotativo. “A questão está um pouco sub judice. Vamos trabalhar em conjunto para entender como está a situação, o problema, para ver que tipo de solução podemos encontrar”, disse Joseph Madeira à Coluna do CT, que não quis fazer críticas diretas ao serviço. “Eu me pauto pelo diálogo. Gosto de me municiar de elementos que possam contribuir para a solução”, acrescentou.
Manutenção do Palmas Solar
Outra pauta da reunião foi a possibilidade da alteração do programa “Palmas Solar”, que prevê descontos de até 80% no IPTU por cinco anos para os que aderirem à produção de energia fotovoltaica. “É importante manter esse estímulo à produção de energia limpa às empresas e a população de modo geral. O retorno do investimento em médio prazo gera a oportunidade do aumento de receitas aos empreendedores e economia nos lares palmenses. Isso significa na prática a expansão do setor produtivo, a geração de mais empregos e uma economia aquecida pelo aumento do poder de compra da população”, defendeu Joseph Madeira.
Câmara presente
Se o Executivo não marcou presença, o Legislativo da Capital esteve em peso na reunião. Além da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, formada por Diogo Fernandes (PSD), Tiago Andrino (PSB), Laudecy Coimbra (SD) e Hélio Santana (PV), o presidente da Câmara de Palmas, Marilon Barbosa (PSB), também acompanhou as discussões.
Mais saúde
Durante a reunião também foram apresentado o novo programa oferecido pela Acipa ao empresariado palmense, o “Mais Saúde”, que disponibiliza às empresas associadas os serviços de atendimento médico e a realização de exames ligados à medicina do trabalho, sem que haja necessidade de deslocamento dos funcionários do local de trabalho para receber atendimento.