CLEBER TOLEDO
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Sebrae Tocantins lança Guia do Candidato Empreendedor

O Sebrae está incentivando os candidatos às eleições municipais a incluir a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios em suas campanhas. Nesta terça-feira, 29, foi lançado o Guia “Seja um Candidato Empreendedor – 10 Dicas | 100 Ações do Sebrae”, documento que reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras que serão eleitos no próximo mês de novembro.

O guia sugere ações estratégicas que podem ser utilizadas pelos candidatos a prefeitos e vereadores em seus planos de governo, por meio do fortalecimento e do protagonismo dos pequenos negócios nos municípios. Esta é a quarta edição do guia destinado às eleições municipais. Os candidatos podem baixar o ebook digital gratuitamente no link: www.sebrae.com.br/eleicoes.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos o guia incentiva a priorização de políticas públicas focadas no desenvolvimento econômico. “Fomentar o empreendedorismo local, por meio dos pequenos negócios significa gerar emprego e renda no município. O guia veio para despertar nos candidatos a força das micro e pequenas empresas no contexto local”, disse o presidente.

“Acredito que um Brasil forte e rico depende de empreendedores de sucesso, por isso, ser um candidato empreendedor une aquilo que mais precisamos neste momento: gestores honestos e que gerem emprego e renda para nosso povo”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Eurípedes Lamounier.

O diretor geral do Instituto de Contas 5 de outubro, Júlio Santos, que na ocasião representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Severiano Costandrade, acrescentou que essa iniciativa do Sebrae incentiva a integridade dos candidatos às eleições. “Esperamos que as eleições sejam legitimadas pela participação cidadã e pelo exercício da democracia. E, dessa forma, a probidade no exercício da atividade pública produza resultados, por meio do empreendedorismo. Estamos em um estado que é rico em natureza e que possa ser rico também em ideias inovadoras e que façam a diferença para todo cidadão”, pontuou.

Eliana Castro, diretora técnica do Sebrae Tocantins, destacou a contribuição do guia para a empregabilidade no Brasil e no Tocantins. “É fundamental que os candidatos dos próximos quatro anos se pautem em iniciativas que promovam a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, reconhecendo sua importância como motor da economia e da geração de emprego e renda no Tocantins”, reforçou a diretora.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, detalhou as 10 dicas sugeridas pelo Sebrae aos candidatos, que se desdobram em 100 ideias para o plano de governo. “As ideias de ações que podem ser adotadas pelos gestores públicos municipais para a retomada do desenvolvimento econômico local, priorizam a geração de empregos, a desburocratização, a qualificação, o incentivo a cooperação e ao crédito e à promoção da inovação e da sustentabilidade”, detalhou Quick.

“O país se prepara para um dos atos mais importantes do processo democrático, que são as eleições municipais. O Sebrae se orgulha em fazer parte desse momento, compartilhando com os futuros gestores um pouco do que é ser empreendedor, por meio de propostas efetivas e que irão gerar transformação nos municípios”, destacou Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins.

Ao final da live de lançamento, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, disse que fundamental discutir e implementar o empreendedorismo nas campanhas e nos mandatos pode transformar a gestão pública. “Os próximos 60 dias serão de debates e uso intenso de redes sociais. O Sebrae está disponibilizando esse guia para que o candidato possa discutir trazer para a pauta o ganho que o município tem em ter um servidor empreendedor, em ter uma cidade empreendedora, em como fazer as compras públicas, dando uma injeção de entusiasmo na economia do município”, finalizou. (Assessoria de imprensa Sebrae)


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