CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

A Ernesto Araújo no Senado, Kátia Abreu classifica quadro diplomático como “desastroso” e questiona: “Teremos vacina?”

Ouça a matéria

Presidente da Comissão de Relações Exteriores, a senadora Kátia Abreu (PP) participou da sessão remota dessa quarta-feira, 24, pela qual os parlamentares cobraram do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, gestões diplomáticas para acelerar a obtenção de imunizantes contra a Covid-19. Os senadores pediram a renúncia do ministro. Kátia classificou o quadro diplomático como “desastroso”.

Teremos vacina?

Ela apontou recorrentes problemas com parceiros comerciais relevantes do país, como China e Estados Unidos, e tratamento descortês com o presidente da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que estaria impedindo o acesso do Brasil a um excedente de vacinas controlado pela organização. “Esse é o meu questionamento: o senhor se sente à vontade para ter sucesso nessa empreitada, que é a maior que nós temos hoje? Nós precisamos vacinar um terço da população, nós precisamos vacinar 70 milhões de brasileiros para conter a desgraça que estamos vivendo. Nós teremos essa vacina, senhor chanceler?”, questionou a senadora.

Negou ter hostilizado outros países

Em resposta aos senadores, o chanceler negou ter hostilizado representantes de outros países e afirmou que o Brasil não tem problemas diplomáticos que estejam dificultando a obtenção de imunizantes. Ele destacou conversas com Estados Unidos, Reino Unido e Índia para a aquisição de diferentes vacinas. (Com informações da Agência Senado)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também