CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Amastha apresenta plano de governo a coordenadores e destaca gestão descentralizada

0
Amastha apresenta plano de governo a coordenadores e destaca gestão descentralizada
5 (100%) 2 votos

A descentralização administrativa é a saída que o candidato a governador do PSB, Carlos Amastha, está apresentando em seu plano de governo para o desenvolvimento do Estado. “Vai favorecer o desenvolvimento regional, gerar mais empregos, renda e melhorar os serviços públicos oferecidos à população”, defendeu Amastha ao detalhar, ao lado do vice Oswaldo Stival, nessa segunda, 21, em Palmas, seu plano de governo aos coordenadores da campanha.

Um dos eixos estruturantes do Plano de Governo da Coligação A Verdadeira Mudança, a descentralização administrativa do Estado dominou a reunião liderada pelo candidato a governador com os coordenadores das 10 Regiões Estratégicas de Desenvolvimento (REDs) – carro-chefe do plano, que visa, entre outros pontos, dar autonomia e poder de articulação aos municípios com foco em estratégias que visem o desenvolvimento, de forma sustentável, territorial, urbano, rural e ambiental do Tocantins.

“A centralização administrativa em um Estado grande e com muitas diferenças regionais só dificulta a implementação de políticas de desenvolvimento econômico e social efetivas e coerentes com a realidade de cada município ou de cada região”, afirmou Amastha, durante a apresentação.

“A população tocantinense ganha muito com a modernização da gestão que traz como um dos pontos fortes a descentralização administrativa, o que facilitará a oferta de serviços públicos de qualidade a todas as regiões, completa Amastha, lembrando que na sequência haverá definição dos coordenadores municipais da campanha.

Burocracia que atrapalha
O candidato a vice-governador Oswaldo Stival (PSDB) avaliou que a máquina pública do Estado é incapaz de suprir mesmo as mais simples demandas dos tocantinenses porque se alimenta de uma burocracia que atrapalha o crescimento que favorece o emprego e renda, e só favorece os apadrinhados políticos que sustentam do dinheiro público. “Por isso, é fundamental desburocratizá-la para fazê-la funcionar com foco em atender aos interesses da maioria população”, defendeu.

De acordo com a assessoria do PSB, os coordenadores já estão com a campanha de Amastha nas ruas dos municípios das 10 Regiões Estratégicas de Desenvolvimento (REDs), do Sul ao Bico do Papagaio. Eles vão apresentar, detalhar, ouvir e discutir com os tocantinenses cada ponto do plano, que tem o desenvolvimento regional baseado no fortalecimento dos município com uma das suas bases centrais para fazer o Estado crescer e gerar oportunidades.

Para o ex-prefeito de Palmas, isso significa que sua gestão vai, entre outras ações, apoiar os municípios a elaborar seus planos regionais de infraestrutura e logística, incluindo o transporte rural (escoamento da produção e transporte escolar); dentro da sustentabilidade, vai apoiar a implementação dos planos de utilização e proteção dos recursos hídricos e de gestão dos resíduos sólidos, com soluções regionais e com foco na geração de emprego e renda. (Com informações da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também