O secretário estadual de Comunicação, Élcio Mendes, disse à Coluna do CT que o governador Mauro Carlesse (DEM) vai manter a tradição de entregar os ônibus escolares na Praça dos Girassóis e que todos os 11 parlamentares da bancada federal serão convidados para a solenidade, “independente de cor partidária, se aliado ou adversário”. Os 428 veículos para os 139 municípios do Estado estão sendo adquiridos por emendas individuais e de bancada dos congressistas, num valor total de R$ 86.300.190. Conforme a coluna informou pela manhã, em crise com o Palácio Araguaia, a maioria dos congressistas les não quer que os ônibus sejam estacionados na Praça dos Girassóis, como é tradição, para entrega aos prefeitos.
Valor simbólico
Mendes lembrou que os recursos são destinados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que faz a aquisição. Assim, avisou, o governador vai manter a tradição de entrega na praça. “A Praça dos Girassóis tem um valor simbólico para o Estado, como área da gestão pública, símbolo da nossa força e independência”, disse o secretário. Assim, ele afirmou que o governo entende que “não tem cabimento” estacionar os ônibus na área do Estádio Nilton Santos, em frente ao Ceulp/Ulbra, na Avenida Teotônio Segurado, como propõe parte dos congressistas insatisfeitos com o Palácio.
Sem picuinha
Ele ainda garantiu que o governador Mauro Carlesse respeita e valoriza as ações dos congressistas em favor do Tocantins. “E sempre as destaca nos eventos. Por isso, o governador não está preocupado com picuinhas, porque, para ele, os interesses do Estado têm que estar acima de tudo, inclusive dessas divergências políticas menores”, afirmou Mendes.
A partir de abril
Conforme o secretário, os ônibus começam a chegar a partir de abril. Os veículos foram adquiridos através do programa Caminho da Escola, da governo federal.