Os dois vereadores do Cidadania, Rubens Uchoa e Joatan Silva de Jesus, fecharam com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e passaram a compor a base do Executivo na Câmara. O Diário Oficial do Município dessa sexta-feira, 22, trouxe a nomeação de dois indicados dos parlamentares para a gestão — Marciongley Neres da Silva (de Rubens) para a presidência da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Wilton Bezerra do Nascimento (de Joatan) como secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Eudes e a Adtur
Nos bastidores, o que se diz é que o vereador Eudes Assis (PSDB) tinha a expectativa de indicar o titular da Adtur, que ele presidiu na gestão de Cinthia. À Coluna do CT, contudo, Eudes garantiu nunca ter feito qualquer gestão para ter a indicação do comando da agência.
Os articuladores
Também se diz nos bastidores da Câmara que a adesão dos dois vereadores do Cidadania é resultado da articulação do advogado Eduardo Mantoan, noivo da prefeita, do secretário de Finanças, Rogério Ramos, e do presidente regional do partido, deputado estadual Eduardo do Dertins.
Em tese, base teria 13 vereadores
Com as duas novas adesões, em tese, a prefeita chegaria a 13 vereadores, já que elegeu 9 e depois já havia conquistado — antes eleição da mesa no dia 1º – o apoio de Iolanda Castro (Pros) e Solange Duailibe (PT). Também em teste, a oposição teria caído dos 10 eleitos em novembro para 6. No entanto, como a presidente da Câmara, Janad Valcari (Podemos), chegou ao cargo contra um candidato governista — Rogério Freitas (MDB) — com 12 votos contra 7, o teste da base virá com a volta dos trabalhos legislativos a partir do dia 1º de fevereiro.
Ex-candidatas a vereadora
Além dos indicados dos dois parlamentares do Cidadania, o Diário Oficial trouxe a nomeação de ex-candidatos a vereadores do PSDB: Fátima Sena (secretária executiva da Educação), Valtônia Gonçalves dos Santos (Superintendente de Políticas e Controle Social da Secretaria de Desenvolvimento Social); e Ivanete Lima e Magna Regina Ferreira (essa do Avante), ambas como assessoras executivas na Secretaria da Saúde.