CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Cinthia vistoria os 10 novos ônibus e garante: Palmas possui “um bom sistema de transporte público”

Cinthia vistoria os 10 novos ônibus e garante: Palmas possui “um bom sistema de transporte público”
5 (100%) 10 votos

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) afirmou no final da tarde dessa sexta-feira, 14, durante vistoria aos dez novos ônibus da frota da Capital, juntamente com os membros do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Acessibilidade,Trânsito e Transporte (CMAMTT), que Palmas possui “um bom sistema de transporte público”. “Eu não tenho nenhum receio de dizer que Palmas possui sim um bom sistema de transporte público”, defendeu Cinthia.

Ele lembrou que mais de 50% da frota possui ar-condicionado, 98% das viagens chegam no tempo determinado e ainda que é possível percorrer um raio de cerca de 75 km com o mesmo bilhete. “E a tarifa é justa, pois, além de ter aumentado somente dez centavos, conseguimos dez ônibus novos, que substituem aqueles com maior tempo de uso”, destacou a prefeita.

Para ela, essas conquistas só foram possíveis “graças ao trabalho responsável” do Conselho Municipal de Acessibilidade, Trânsito e Transporte, que, segundo Cinthia, “cumpre importante função na definição do que é melhor para os usuários do transporte público da nossa Capital”. “Ao vistoriar os novos ônibus, representando o poder concedente, fico satisfeita em constatar que estamos entregando à população um bom serviço, que, claro, sempre pode melhorar e ser aperfeiçoado. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, assegurou a prefeita.

A vistoria aconteceu na parte Norte da Avenida Teotônio Segurado, em frente a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde os dez ônibus estavam enfileirados. Após uma breve explanação sobre o Sistema de Transporte em Palmas, pelo Seturb, a prefeita, a presidente do conselho Welere Barbosa, e os conselheiros andaram nos novos ônibus até a estação Xambioá em frente ao supermercado Big. 

53,2% com ar-condicionado
Os dez novos ônibus fazem parte da deliberação votada em assembleia pelo CMAMTT, quando foi definida o novo cálculo tarifário para 2019. Com a entrada em operação desses 10 novos ônibus, a frota que conta com 190 veículos, agora passa a ter destes 53,2% equipados com ar-condicionado e 100% com sistema de acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os veículos também são 100% monitorado em tempo real, com reconhecimento facial e bilhetagem eletrônica.

Conforme a prefeitura, Palmas conta com uma frota de idade média de cinco anos, abaixo da média nacional que é de 5,6. Já a frota de Curitiba, referência no transporte público do Brasil, tem em média 7,8 anos. Mesmo com a substituição de dez veículos, ressaltou o Paço, o reajuste da tarifa ficou abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que encerrou 2018 em 3,75%.

Fiscalização
Também segundo a prefeitura, para garantir o cumprimento dos horários e rotas e aferir as condições dos veículos, diariamente, agentes de Trânsito e transporte fazem fiscalização no transporte público. Anualmente, todos os veículos do sistema passam por vistoria, quando são averiguadas as condições mecânicas, elétricas e de conservação.

CMAMTT
Criado pela Lei nº 2.332, de 17 de julho de 2017, o CMAMTT é constituído por 39 membros que representam diversos setores da sociedade, como estudantes, associação de moradores, órgãos públicos e instituições, entre eles o Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a própria Prefeitura, sindicatos patronal e de trabalhadores do setor, com igual número de suplentes. (Com informações da Secom Palmas)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também