CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS / Céu de brigadeiro para Laurez Moreira na “Capital da Amizade”

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS / Céu de brigadeiro para Laurez Moreira na “Capital da Amizade”
5 (100%) 12 votos

Costuma-se dizer que a política é como nuvem; piscou o olho, ela pode mudar. 

Mas o que dizer se no céu não houver nuvem?

Essa é uma boa descrição do cenário eleitoral de Gurupi 2020.

Mesmo com o atual prefeito não podendo mais concorrer ao cargo, qual seria a razão para vê-lo nessa situação tão confortável?

A resposta está em dois aspectos cruciais para uma administração às vésperas de uma eleição, como veremos a seguir.

Excelente relação com o Palácio Araguaia; o mesmo com os três senadores, a bancada federal e a assembleia. Laurez transformou-se em um grande diplomata na política tocantinense

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS É deputado estadual licenciado

Não é exagero dividirmos a história administrativa da cidade em antes e depois da gestão Laurez Moreira. Em qualquer segmento pesquisado, as respostas são muito positivas: fornecedores recebendo pontualmente; dinheiro na conta dos funcionários no dia 30 de cada mês; cidade bem cuidada; pavimentação com excelente manutenção e obras espalhadas por todas as áreas. No tocante à dengue, os números chegam a ser inacreditáveis: até agosto, Gurupi registrava 122 casos contra mais de 10 mil em Palmas.  Mesmo tendo cerca de um terço da população de Palmas, a desproporção nesse resultado é gigantesca.

Por estas coisas é que o prefeito está tão à vontade quanto à sua sucessão. Excelente relação com o Palácio Araguaia; o mesmo com os três senadores, a bancada federal e a assembleia. Laurez transformou-se em um grande diplomata na política tocantinense. Tudo isso não esconde uma renhida disputa de nomes para substituí-lo no paço municipal. 

Do seu secretariado, surgem os nomes do Mário Cesar, das Finanças; do Gerson da Infraestrutura e, naturalmente, do jovem Gutierrez Torquato, candidato já declarado, mas ainda sem a unção do Laurez. Gutierrez é um nome que transitou muito bem por onde passou na gestão do Laurez. Da área empresarial, despontam Osvaldo Stival, da Cooperfrigo; Adailton Fonseca, da ACIG; Dr. Maurício Nauar e, ainda, o engenheiro e empresário Lúcio Guimaraes. 

Em se tratando de Gurupi, colégio eleitoral de Mauro Carlesse, não se pode esconder a força que tem o governador em sua própria terra. Por esta corrente, brota o nome do Deputado Glaydson Nato, que não esconde o desejo de concorrer ao cargo de Prefeito. Logo após tomar posse, já foi escolhido líder do governo na Assembleia, restando saber agora se o governador vai mesmo encampar sua luta na disputa municipal. 

A boa relação do Laurez com o Palácio poderá surpreender a cidade com um candidato aceito pelas duas correntes. Importante registrar o bom prestígio e a força eleitoral na cidade da ex-Deputada Federal Josi Nunes. Ela, com toda certeza, mesmo não disputando o cargo, é um nome forte para a receita de vitória em 2020.                           

São apenas esses os nomes? Não! Certamente, o Presidente do PMDB local, o jovem advogado Walter Jr., vai tentar reorganizar para a disputa as forças de um PMDB desfigurado. Da mesma forma, o PT, que ensaia o nome do advogado Sávio Barbalho. 

Finalmente, o que torna Gurupi um cenário bastante indefinido e tranquilo é que o atual Prefeito Laurez Moreira não aceita discutir o assunto senão em meados do ano que vem, já tendo dado demonstrações de que pode optar por um nome novo, que não saia da sua escolha pessoal, mas pacifique as eleições de Gurupi. Com isto, Laurez se tornaria um forte candidato à sucessão de Mauro Carlesse. Assim, o quadro eleitoral na “capital da amizade” pode ser baseado em seu comandante: um Laurez paz e amor!


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS
É deputado estadual licenciado, foi prefeito de Palmas, deputado federal, senador e secretário de Estado no Tocantins
[email protected]

(Afastado da política, Eduardo Siqueira Campos escreverá quinzenalmente neste espaço)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também