Em continuidade às reuniões que visam subsidiar o trabalho dos vereadores na análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, a Comissão de Finanças da Câmara de Palmas realizou na terça-feira, 19, a terceira reunião temática, desta vez discutindo as demandas da rede municipal de ensino. Responsável por representar a Secretaria da Educação (Semed), Poliana Martins, falou do projeto da pasta. “O planejamento foi bem elaborado, separado por ações, que visam a melhoria e continuidade da boa educação”, defendeu.
Progressões compromete Orçamento
A assessora técnica de planejamento da Semed ainda admitiu que uma das dificuldades da pasta é o pagamento de direitos. “Um de nossos problemas hoje é referente aos benefícios e progressões anteriores, que comprometem de certa forma o orçamento. Contudo, não deixamos a desejar nas áreas primordiais, principalmente no que diz respeito às crianças. Estamos conseguindo executar conforme estamos planejando”, informou Poliana Martins.
Concurso e 30% do Orçamento
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Palmas (Sintet), Fernando da Silva Pereira foi o responsável por pontuar alguns problemas enfrentados pela educação. “Existe mais de mil servidores contratados temporariamente, ao invés de promover o concurso público, por exemplo. Temas como a climatização e manutenção dos aparelhos de ar condicionado nas escolas, a discussão para a garantia dos 30% [do orçamento] para a educação, ausência de materiais pedagógicos e alimentação escolar estão entre os apontamentos que precisam de atenção”, listou.