A cúpula do Democratas do Tocantins ainda continua dividida. Enquanto o vice-presidente regional, deputado federal Carlos Gaguim, disse à Coluna do CT que o partido deve fazer uma grande festa de filiação de prefeitos ainda neste mês, a presidente da sigla, deputada federal Dorinha Seabra Rezende, afirmou que a convenção estadual, quando se supõe que ocorram as filiações, está prevista somente para a primeira quinzena de setembro.
Dorinha resistiu
A divisão vem desde a disputa para ver quem ficava com a presidência regional. Gaguim queria entregar o comando para o governador Mauro Carlesse, que trocou o PHS pelo DEM, mas Dorinha resistiu. Ela ficou na presidência e Carlesse com uma vice-presidência nacional.
Palmas no centro das divergências
Depois veio o debate sobre o apoio à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). Dorinha está muito próxima de Cinthia e acabou de indicar a nova secretária de Educação, Cleizenir Divina dos Santos. Gaguim e o governador Carlesse não gostaram da indicação, porque avaliam que não há como ela ser pessoal, se partiu da presidente democrata. O deputado já garantiu à Coluna do CT que o DEM não vai compor palanque com Cinthia em 2020 e que até não descarta a filiação do vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) para disputar a Prefeitura da Capital pela legenda.
Cenário nacional favorável
Em Arraias, nessa quinta-feira, 1º, onde prestigiou a comemoração do aniversário do município e se reuniu com lideranças políticas da região, Dorinha afirmou que, com o novo cenário nacional da legenda, que hoje comanda a Casa Civil, as Presidências de Senado e Câmara, o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura, o DEM tem crescido e isso terá impactos diretos no Tocantins.
Intenso trabalho
A presidente da sigla disse que na convenção de setembro apresentará os resultados do “intenso trabalho” que está fazendo com prefeitos, vereadores e líderes de municípios de todas as regiões do Estado. “Estamos em um excelente momento para o partido em nível nacional e, com todo o suporte que o Democratas regional têm dado às nossas lideranças, acreditamos em um grande crescimento do partido, que será visto na convenção”, avaliou Dorinha.