O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) abriu o jogo sobre o debate pré-eleitoral nesta terça-feira, 24, em entrevista ao Atitude Tocantins, principalmente em relação ao presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), que se viu preterido na indicação para disputar o Palácio Araguaia pelo grupo governista. O chefe do Poder Executivo sela o apoio do Republicanos à pré-candidatura ao governo da senadora Dorinha Seabra (UB) e projeta alternativas para agradar todos os aliados.
AMÉLIO TEM AQUIESCÊNCIA DO COMPROMISSO COM DORINHA: “ELE SABE DISSO E NÃO NEGA”
Um dos destaques da fala de Wanderlei Barbosa é de que o compromisso de apoiar uma candidatura da senadora Dorinha Seabra ao governo teve a “aquiescência” do próprio presidente da Aleto. O governador afirma que ouviu de Amélio Cayres para “fazer o compromisso que precisasse” no sentido de garantir o retorno ao Palácio Araguaia em Brasília. Uma menção ao afastamento que sofreu no âmbito da Operação Fames-19, mas que foi derrubado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) três meses depois. O resultado deste aval foi a garantia de apoio à congressista. “Ele [Amélio] sabe disso e não nega. Mas nós temos o cuidado com ele, porque é companheiro nosso, amigo de primeira hora. Eu não vou fazer um compromisso e fazer de conta que não fiz”, afirma.
GRUPO VAI FECHAR EM UNIÃO
Apesar do imbróglio com a insistência de Amélio Cayres de seguir com a pré-candidatura ao governo, Wanderlei Barbosa demonstra ter esperança em manter todos os aliados. “O importante é que nosso grupo é composto de pessoas que entendem a importância uns dos outros. O nosso grupo vai finalizar esta união para que todos nós estejamos juntos no mesmo palanque, fazendo um governo de compromisso com o Estado”, projeta.
REPUBLICANOS NÃO TERÁ CANDIDATO A GOVERNADOR
Entretanto, Wanderlei Barbosa deixa claro que o caminho da união não passa por uma candidatura de Amélio Cayres ao Palácio Araguaia. As opções parecem ser a vaga de vice e uma candidatura avulsa ao Senado, duas opções às quais o deputado resiste, como já trouxe o Em Off. “Este ano o Republicanos não tem candidato ao governo. Nós queremos ter um ao Senado e, claro, pelo tamanho do partido, vamos lutar para ter o vice-governador”, afirmou.
DISCUSSÃO SOBRE TRÊS SENADORES SERÁ LEVADO ATÉ A CONVENÇÃO
Por fim, o governador afirma que o Republicanos “abraçaria” um projeto ao Senado Federal de Amélio Cayres, a questão é como incluí-lo em um cenário em que Dorinha Seabra já conta com o senador Eduardo Gomes (PL) e o deputado Carlos Gaguim (UB). “Esta é uma discussão a ser feita até as convenções. Vamos falar agora. O que quero é que Republicanos tenha um candidato como parte da majoritária. […] Um partido tão representativo como o nosso é, não pode deixar de mostrar a sua força”, encerra.
Confira:













