CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Internada com Covid-19, Kátia Abreu envia carta ao embaixador da China para minimizar ataques de Eduardo Bolsonaro: “Posição isolada”

Internada no Hospital Sírio-Libanes com Covid-19 desde domingo, 22, a senadora Kátia Abreu (Progressistas) enviou carta ao Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para reforçar a parceria entre os países e minimizar o ataque proferido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Eduardo sugeriu espionagem chinesa

Em publicação no Twitter, Eduardo Bolsonaro sugeriu que a China pretende utilizar a implantação do G5 – nova geração de internet móvel – para espionagem. “O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu o deputado em nome do Palácio do Planalto na noite da segunda-feira, 23. Entretanto, a mensagem foi apagada em seguida.

China reage e fala em possíveis consequências negativas

Apesar de apagar a manifestação, a China reagiu à postagem do parlamentar e emitiu um dura nota por meio da Embaixada. “Tais declarações infundadas não são condignas com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. […] Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, escreveu.

Não representa a voz dos brasileiros

Membro titular membro titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Kátia Abreu resolveu se manifestar mesmo internada com Covid-19. Sem citar Eduardo Bolsonaro, a senadora minimizar posicionamentos isolados.  “Reitero aqui a minha convicção de que posições políticas isoladas não representam a voz dos brasileiros. Prefiro acreditar nas relações sino-brasileiras como sinônimo de cooperação e amizade”, escreveu.

Quadro de saúde de Kátia Abreu

Em boletim divulgado na manhã desta quinta-feira, 26, a assessoria informou que Kátia Abreu teve evolução positiva do quadro de saúde e que já não apresenta febre, mas seguirá internada. A senadora está no 12° dia de contaminação da Covid-19 e está próxima de deixar o período crítico da doença.

Leia a íntegra do ofício:

“OFICIO Nº 0505/2020 – GSKAAB      
Brasília, 25 de novembro de 2020.

Ao Excelentíssimo Sr.
YANG WANMING          
Embaixador da China no Brasil

ASSUNTO: Cooperação e Amizade entre Brasil e China

Senhor Embaixador,

Cumprimentando-lhe cordialmente, reforço minha admiração e respeito aos históricos laços de amizade que unem Brasil e China, a segunda maior economia mundial e o mais importante parceiro comercial do nosso país.

A nação chinesa tem grande relevância para o desenvolvimento de diversos setores produtivos do Brasil e é o destino principal de vários produtos da nossa pauta de exportações.

Já estive na China em 10 oportunidades e a cada nova visita descubro um país fabuloso, com acelerado e sustentado crescimento econômico, elevado nível de investimentos estrangeiros, dinamismo, inovação e competitividade admiráveis.

Reitero aqui a minha convicção de que posições políticas isoladas não representam a voz dos brasileiros. Prefiro acreditar nas relações sino-brasileiras como sinônimo de cooperação e amizade.
Cordialmente,

KÁTIA ABREU
Senadora da República
Membro Titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional”


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também