No Twitter, a senadora Kátia Abreu (Progressistas) defendeu que o Congresso reconheça o estado de calamidade pública no País em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou nessa terça-feira, 17, que o governo fará o pedido ao Parlamento.
Sem meta fiscal
Se reconhecido o estado de calamidade, a União não precisará cumprir a meta fiscal prevista para 2020. Conforme o jornal O Globo, o orçamento deste ano, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, admite déficit fiscal de até R$ 124,1 bilhões nas contas públicas.
Estamos atrasados
Para Kátia, a crise econômica “que já existia vai se agravar” com a pandemia. “E imporá mais sofrimento à população. Temos que aprovar medidas de alívio as pessoas. Já estamos atrasados pelo menos uma semana. Ligeiro gente!”, pediu a senadora tocantinense.
Combate duro
Ela avaliou que pedido de reconhecimento de calamidade “é necessário nesta hora”. “Tenho convicção de que a maioria é a favor do combate duro ao coronavírus. Congresso junto com os brasileiros”, afirmou Kátia.
Pedido de reconhecimento de calamidade é necessário nesta hora . Tenho convicção de que a maioria é a favor do combate duro ao Coronavírus. Congresso junto com os brasileiros.
— Kátia Abreu (@KatiaAbreu) March 18, 2020
A crise econômica que já existia vai se agravar com a pandemia e imporá mais sofrimento a população. Temos que aprovar medidas de alívio as pessoas. Já estamos atrasados pelo menos 1 semana. Ligeiro gente!
— Kátia Abreu (@KatiaAbreu) March 18, 2020