A Polícia Civil cumpriu nesta sexta-feira, 26, um mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito de São Valério da Natividade Davi Rodrigues de Abreu, que governou o município entre 2005 e 2008. O objetivo da operação é apurar possível fraude eleitoral e foi feita por determinação da Justiça, a pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
Denúncia de pré-candidato
O MP explicou que o pedido foi motivado pela denúncia de um pré-candidato a vereador do município às eleições deste ano, que relatou ter sido filiado à revelia ao DEM, após não ceder a uma suposta pressão do ex-prefeito.
Filiação fraudulenta
O denunciante, cujo nome não foi divulgado, formalizou representação criminal após constatar sua filiação fraudulenta na consulta que fez ao sistema eleitoral. Ele se disse vítima, alegou que não assinou nenhuma ficha de filiação e que, se existir qualquer documento nesse sentido em seu nome, trata-se de falsificação.
Fichas de filiação
Conforme o MP, o mandado cumprido nesta sexta-feira orientava que fosse realizada a apreensão de fichas de filiação partidária, formulários, requerimentos, documentos em geral e todo material que possa ter relação com os fatos apurados.