CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Projetos em defesa dos animais de Rogério Santos recebe aprovação da câmara de vereadores de Palmas

Projetos em defesa dos animais de Rogério Santos recebe aprovação da câmara de vereadores de Palmas
4.9 (98.67%) 15 votos

Entre os pedidos: a implantação do consultório popular e a vacinação itinerante e distribuição de coleiras contra a leishmaniose .

Durante sessão ordinária, no plenário da Câmara Municipal de Palmas, o Projeto de Lei 35/19, que pede a instituição do Programa “Amemais” , nas escolas públicas e particulares da cidade recebeu aprovação por unanimidade. O projeto, pede a prefeitura que seja ensinado para as crianças e adolescentes, a importância da guarda responsável e os direitos dos animais. A ação deve ser feita, através de parceria entre o Poder Executivo e ONGs em defesa da causa.

Após a aprovação, o vereador Rogério Santos, se reuniu com presidentes de ONGs e protetoras de animais para apresentar esse projeto e outros requerimentos aprovados, em defesa da causa. Todos esses foram idealizados pelas instituições e voluntárias.
Durante o encontro, o presidente do Centro de Controle de Zoonoses de Palmas, Auriman Cavalcanti também esteve persente.

No total foram aprovados quatro requerimentos que pedem serviços públicos de saúde para gatos e cachorros, um deles, o de n° 1049/19, solicita a criação de um consultório municipal para cães e gatos, através da parceria pública privada com universidades e clínicas veterinárias. O outro de n° 1050/19, pede a vacinação itinerante com distribuição de coleiras contra a Leishmaniose, doença mais conhecida como calazar.

Outro requerimento, também aprovado pela Casa, é o que pede a ampliação de castração dos animais. O pedido também solicita a equiparação da cirurgia entre machos e fêmeas.

Este ano, de janeiro até agosto, 960 cães foram diagnosticados com a doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que examinou 4 978 animais no Centro de Controle de Zoonoses. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também