CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Projetos em defesa dos animais de Rogério Santos recebe aprovação da câmara de vereadores de Palmas

Entre os pedidos: a implantação do consultório popular e a vacinação itinerante e distribuição de coleiras contra a leishmaniose .

Durante sessão ordinária, no plenário da Câmara Municipal de Palmas, o Projeto de Lei 35/19, que pede a instituição do Programa “Amemais” , nas escolas públicas e particulares da cidade recebeu aprovação por unanimidade. O projeto, pede a prefeitura que seja ensinado para as crianças e adolescentes, a importância da guarda responsável e os direitos dos animais. A ação deve ser feita, através de parceria entre o Poder Executivo e ONGs em defesa da causa.

Após a aprovação, o vereador Rogério Santos, se reuniu com presidentes de ONGs e protetoras de animais para apresentar esse projeto e outros requerimentos aprovados, em defesa da causa. Todos esses foram idealizados pelas instituições e voluntárias.
Durante o encontro, o presidente do Centro de Controle de Zoonoses de Palmas, Auriman Cavalcanti também esteve persente.

No total foram aprovados quatro requerimentos que pedem serviços públicos de saúde para gatos e cachorros, um deles, o de n° 1049/19, solicita a criação de um consultório municipal para cães e gatos, através da parceria pública privada com universidades e clínicas veterinárias. O outro de n° 1050/19, pede a vacinação itinerante com distribuição de coleiras contra a Leishmaniose, doença mais conhecida como calazar.

Outro requerimento, também aprovado pela Casa, é o que pede a ampliação de castração dos animais. O pedido também solicita a equiparação da cirurgia entre machos e fêmeas.

Este ano, de janeiro até agosto, 960 cães foram diagnosticados com a doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que examinou 4 978 animais no Centro de Controle de Zoonoses. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também