CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.
governo-mobile-2

PSD, DEM e MDB são os partidos que elegeram mais mulheres nas eleições municipais de 2020; taxa de sucesso das candidaturas femininas foi de 9,3%

O Partido Social Democrático (PSD), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Democratas (DEM) são os partidos que que mais contabilizam mulheres eleitas, dentre vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas nas eleições municipais deste ano no Tocantins. Em primeiro colocado no ranking está o PSD com 46 eleitas, seguido do MDB com 44 e o DEM com 37. Juntos, somam 127 eleitas.

Democratas elege mais prefeitas

Os dados do levantamento estatístico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, deste ranking, o DEM teve mais mulheres eleitas como prefeitas. São seis, ao todo. O PSD elegeu mais vice-prefeitas, nove no total. Já o MDB, soma mais vereadoras eleitas, são 36 para os 139 municípios do Tocantins.

Mulheres em menor número

Dos 1.575 prefeitos, vices e vereadores eleitos, 280 são mulheres (17,8%) e 1.296 (82,2%) são homens. No caso das candidaturas, das 8.679 pessoas que se candidataram para esta eleição 3.004 eram mulheres (34,5%) e 5.675 eram homens (65,4%). Isto é, apenas 9,3% das mulheres que disputaram venceram no Tocantins. No caso dos homens, este número é de 22,83%.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também