CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

IntervCenter realiza Primeiro MitraClip® em válvula cardíaca, no Tocantins

O primeiro MitraClip® do Estado do Tocantins foi realizado pelo IntervCenter, na unidade do Hospital Unimed Palmas, beneficiando, de forma significativa, um paciente com insuficiência grave na válvula mitral do coração.

“Na maioria dos casos, a insuficiência mitral grave ocorre por degeneração mixomatosa da válvula ou ruptura das cordas valvares. Isto provoca insuficiência cardíaca severa, com pior prognóstico, comprometendo a sobrevida e qualidade de vida desses pacientes, pois os limita de forma significativa e progressiva, havendo, em geral, múltiplos episódios de internação, por descompensação cardíaca. Esse procedimento está indicado nos casos em que o risco da cirurgia cardíaca seja muito alto”, conclui o Cardiologista Intervencionista Dr. Ibsen Suetônio Trindade.

“A técnica é muito parecida com uma das primeiras cirurgias a céu aberto (peito aberto) desenvolvidas para tratamento de insuficiência mitral, chamada cirurgia de Alfieri, que faz uma “clipagem” dos folhetos da válvula mitral. Esta técnica foi reproduzida para o processo percutâneo (pelo Cateterismo Cardíaco), com um dispositivo especial. Pela virilha, entramos na veia, cruzamos o septo interatrial e posicionamos um sistema liberador, com auxílio do ecocardiograma 3D, que orienta o posicionamento de um ‘clipe’. Na sequência, “clipamos” os dois folhetos da válvula mitral (anterior e posterior), reduzindo a insuficiência e a quantidade de sangue que voltaria, de forma patológica, para o átrio esquerdo e para o pulmão, gerando falta de ar significativa e insuficiência cardíaca severa”, conclui o Cardiologista Intervencionista Dr. Andrés Gustavo Sánchez.

Estudos clínicos mostram que, em pacientes selecionados, o uso do MitraClip®, além de reduzir o risco de morte, promove melhora da capacidade funcional do coração, dos sintomas de falta de ar, da qualidade de vida e da capacidade de praticar exercício físico.

A equipe de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do IntervCenter possui como um dos seus principais valores o pioneirismo. Visando proporcionar maior sobrevida e qualidade de vida aos pacientes, especialistas do corpo clínico inovam em métodos e técnicas minimamente invasivas, com eficácia comprovada. (Da assessoria de imprensa)

Equipe médica Intervcenter

(Fotos: Érika Mariano)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também