CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.
governo-mobile-2

SAÚDE |Com 1° Seminário Estadual On-line de Envelhecimento e Saúde do Idoso

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da área técnica Saúde do Idoso, realiza nesta sexta-feira, 2, às 14 horas, o 1° Seminário Estadual on-line de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, com o tema A arte da resiliência em tempos de pandemia. A ação será transmitida pela ferramenta Zoom, por meio do link: https://conasems-br.zoom.us/j/91204782116pwd=NFk4ekJaSlF4U1k5aGJjdFV4RFVadz09

O evento faz alusão ao Dia do Idoso, celebrado mundialmente no dia 1º de outubro, e terá como público-alvo profissionais da atenção primária à saúde e a população idosa dos 139 municípios tocantinenses, além de convidados que trabalham no segmento do idoso. O intuito da ação é sensibilizar sobre a importância de reavaliar e valorizar o cuidado e as práticas de saúde voltadas às pessoas idosas em tempo de pandemia.

“A expectativa é que os profissionais, a sociedade e a pessoa idosa entendam que, mesmo em meio às dificuldades que a pandemia tem trazido, tornar-se resiliente é fundamental para a qualidade de vida da população. E é preciso viver em busca do sentido da vida, pois viver vale a pena”, explica a enfermeira e responsável técnica pela Saúde do Idoso da SES, Wanira Brito Soares.

Mais ações

Visando diminuir o impacto da pandemia da Covid-19 na população idosa do Tocantins, a SES, por meio da Diretoria de Atenção Primária, tem realizado uma série de lives relacionadas à saúde da pessoa idosa, além de reuniões de assessorias técnicas regionalizadas para gestores e profissionais da saúde dos 139 municípios do Estado no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Também estão sendo realizadas assessorias técnicas on-line, individualizadas, a municípios prioritários no enfrentamento à pandemia e encontros virtuais com dirigentes e cuidadores de idosos das 17 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Tocantins.

Idosos

Segundo estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o Tocantins contabilizou 1.590.248 habitantes. Destes, 158.914 são pessoas com 60 anos e mais.

Parcerias

O evento é realizado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária/Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários/Área Técnica e conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS), da Clínica Maturevita de Palmas, do Estudo SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento/SP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade da Maturidade do Tocantins (UMA) – programa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre outros. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também