CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Com 86,2% das UTIs ocupadas, Palmas suspende funcionamento de todos os serviços não essenciais a partir de sábado

Ouça a matéria

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), publicou no Diário Oficial de quarta-feira, 3, um novo decreto de medidas de combate à Covid-19 que valem a partir de sábado, 6, até dia 16, podendo ser prorrogadas. A tucana já tinha antecipado que restrições mais duras seriam adotadas. A Capital confirmou durante toda a pandemia 28.864 casos da doença, somando 272 óbitos. A taxa de ocupação hospitalar das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas e privadas chegou a 86,2%, conforme o último boletim epidemiológico municipal.

Apenas serviços essenciais

O principal ponto do novo decreto é a suspensão do funcionamento de todas as atividades não essenciais. Entre os que excedem à regra estão os estabelecimentos de saúde, farmácias, mercados, postos de combustíveis e revendedores de gás, hotéis, oficinas mecânicas, táxis, entre outros serviços. Aos que ainda podem funcionar, fica estabelecido a distância mínima de metros entre todas as pessoas, o uso de tapetes sanitizantes, bem como o uso de máscara, a aferição de temperatura de todos consumidores e funcionários e a disponibilização de álcool gel em locais de fácil acesso. O consumo de produtos no local da compra está proibido.

Horário definido para as exceções e os demais somente podem funcionar por entrega a domicílio

Apesar de terem autorização para continuar funcionando, os serviços essenciais tem expediente definido: das 6 às 20 horas. Em horário ininterrupto somente poderão ficar abertos postos de combustíveis, farmácias, hospitais, hotéis, serviços de segurança pública e privada, táxis e veículos de comunicação. Outra exceção é para mercados, que podem ficar abertos até às 22 horas, mas devem limitar a entrada a apenas uma pessoa por família e não deixar exceder 50% da ocupação total do espaço. Os demais estabelecimentos poderão abrir apenas para entrega a domicílio.

Domingo fechado

Aos domingos, todas as atividades comerciais deverão ficar fechadas. As exceções neste caso são menos brandas, e abrange apenas postos, farmácias, hospitais e hotéis. Todos os espaços públicos do município também não ficaram disponíveis durante o dia.

Igrejas

A Prefeitura de Palmas optou por determinar que as missas, cultos, liturgias e celebrações de qualquer natureza ocorram apenas de maneira virtual. Entretanto, o Decreto permite que organizações religiosas realizem atendimentos individualizados previamente agendados.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também