A Comissão Eleitoral (CER) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea) acolheu na quarta-feira, 3, uma representação da campanha de Sueleide Pereira Monteiro para determinar a cassação de Benjamin Frederico Anders. Os dois disputam a presidência do Crea em eleição que acontece no dia 3 de julho. O argumento é de que o candidato teria cometido abuso de poder econômico.
ENTENDA
Na deliberação, a comissão eleitoral entende que a doação de 210 quilos de alimento de Fred Anders em um evento da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (Aeato) “possui aptidão para comprometer a liberdade do voto e afetar a igualdade de oportunidades entre os concorrentes”. A decisão ainda questiona o uso da estrutura e da representatividade institucional da Aeato. “Circunstância incompatível com os princípios da impessoalidade, neutralidade institucional, legitimidade do pleito e isonomia entre os candidatos”, acrescenta. Por fim, a CER entende ter ficado caracterizado o abuso de poder econômico.
AUSÊNCIA DE IRREGULARIDADE
Em nota à CCT, Fred Anders informou já ter apresentado recurso ao conselho federal e garante que o processo não interfere na campanha, que “segue normalmente”. “Respeito as instituições, o processo eleitoral e o direito ao contraditório e à ampla defesa. Ao mesmo tempo, confio que, ao final da análise, será reconhecida a ausência de irregularidade”, afirma. O candidato também minimiza o caso que resultou na cassação. “Trata-se de uma ação de caráter solidário e humanitário, voltada a ajudar pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em nosso Estado”, garante.
Confira o evento questionado:
Leia a íntegra da nota:
Informo que foi apresentado recurso administrativo contra a decisão que questiona minha participação no processo eleitoral do CREA-TO.
Reafirmo que a campanha segue normalmente, nos termos previstos pela regulamentação eleitoral.
A acusação que motivou a decisão está relacionada à doação de 200 quilos de arroz realizada durante um evento beneficente.
Trata-se de uma ação de caráter solidário e humanitário, voltada a ajudar pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em nosso estado.
A solidariedade sempre fez parte da minha trajetória pessoal e continuará sendo um compromisso permanente, independentemente de períodos eleitorais ou disputas institucionais.
Respeito as instituições, o processo eleitoral e o direito ao contraditório e à ampla defesa. Ao mesmo tempo, confio que, ao final da análise, serão reconhecidas a ausência de irregularidade.
Enquanto isso, nossa campanha permanece focada na apresentação de propostas para o fortalecimento do CREA-TO, a valorização dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, e a construção de uma gestão pautada pelo diálogo, pela união, pela transparência e pela presença em todas as regiões do Tocantins.
Fred Anders
Engenheiro Agrônomo e Ambiental
Candidato à Presidência do CREA-TO
















