Pode parecer que o açúcar é inofensivo e represente somente “calorias vazias”, mas na verdade é uma bomba de inflamação com consequências dramáticas para sua saúde. Os efeitos podem aparecer em diferentes órgãos.
Cérebro: o açúcar afeta os mecanismos de recompensa do cérebro. Dietas cheias de alimentos processados e açúcar podem aumentar o risco de depressão em 58%.
Pele: quando o açúcar bombardeia o seu corpo, acaba glicando às proteínas e provocando também o aparecimento de rugas e envelhecimento da pele.
Genitais: o excesso de açúcar pode prejudicar a circulação sanguínea geral, aumentando o risco de disfunção erétil em homens e falta de desejo sexual em mulheres.
Coração: o açúcar inflama as paredes internas das artérias do coração, aumentando o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.
Rins: uma sobrecarga de açúcar prejudica o delicado processo realizado pelos rins. A diabetes é uma das principais causas da insuficiência renal.
Articulações: dietas ricas em açúcar bombardeiam citocinas inflamatórias na corrente sanguínea, as quais podem agravar os casos de artrite, por exemplo. Glúten também é um sério agravante de desordens nas articulações.
Por isso quanto menos açúcar, MELHOR!!
Dayane Oliveira
Nutricionista: Especialista em Saúde Publica
Leader Coach
Coach em Emagrecimento
Pós Graduando, nutrição esportiva – usp